Notícias Dia do Pai: recordar um momento com o carro do papá

Arranque a Frio

Dia do Pai: recordar um momento com o carro do papá

Hoje é o dia do Pai. Dêem um abraço ao "velhote" e, se for como no meu caso, "acusem-no" de vos ter pegado o bichinho dos automóveis. Haverá melhor altura para recordar um momento com um dos carros do papá?

Fiat 127

Não foi o primeiro carro do meu pai, mas o Fiat 127 (o lendário 900C) que passou por casa marcou mais do que outros. Foi a minha primeira experiência — pelo menos aquela que me recordo vivamente —, de pura velocidade. Num Fiat 127 de 45 cv…

Não devia ter mais que 7-8 anos, e lá ia eu, sentado diretamente atrás do papá, o condutor, como era habitual, num belo dia de verão de regresso da praia.

Entramos na auto-estrada e o papá carrega no acelerador… o ruído aumenta substancialmente, agarro-me imediatamente ao banco dele para conseguir ver o velocímetro — cintos de segurança naquela altura? nahhh —, 120, 130 e continua a acelerar… 140… é a  loucura… a estrada começa a descer e a agulha continua lentamente a rodar… o motor grita como se não houvesse amanhã — acelera papá, acelera —, CENTO E CINQUENTA QUILÓMETROS HORA (!)… o velocímetro só marca 160 — chegaremos lá? Pé fora do acelerador e perdemos velocidade — ohhhh… Estão carros à nossa frente. Pena, mas não deixou de ser intenso. Acreditem…

Passo a palavra a vocês. Que recordações têm com o carro do vosso papá?

RELACIONADO: Para que servem as marcas vermelhas no velocímetro?

Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 9h00 da manhã. Enquanto bebes o teu café ou ganhas coragem para começar o dia, fica a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
O Abarth 695 Biposto tem quantos lugares?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Piloto por um dia ao volante do Abarth 695 Biposto
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Piloto por um dia ao volante do Abarth 695 Biposto