Notícias Jaguar XJ. O topo de gama será este e mais nenhum

SUV são a aposta, mas...

Jaguar XJ. O topo de gama será este e mais nenhum

O Jaguar XJ vai continuar a ser o topo de gama da marca do felino. Ainda que venha aí um SUV de luxo...

Ver vídeo

O Jaguar XJ vai continuar a ser o rei entre os felinos de Coventry. A confirmação acaba de ser dada pelo próprio Ian Callum, director de design da Jaguar. Que, em declarações à Autocar, não deixou de reconhecer que “um novo SUV tem estado sob discussão, embora não seja o desafio mais premente para a marca”.

De resto e sobre a possibilidade de uma proposta como esta poder vir a ser elevada ao estatuto de porta-estandarte, Callum considera que “um SUV com um nível de sofisticação capaz de elevá-lo à condição de topo de gama, é algo mais natural na Land Rover”.

Jaguar XJ

Conceito de sedan também tem de se repensado

Mas se a ideia de um SUV capaz de liderar a gama do construtor é algo que parece não agradar ao responsável máximo pelo design da Jaguar, o próprio conceito de sedan tem, segundo Ian Callum, de ser igualmente repensado. Até como forma de se manter relevante na actual oferta do fabricante.

“O perfil de coupé é algo com o qual sempre fui obcecado. Há pessoas que não concordam comigo e que tendem, inclusivamente, a simplificar e compartimentar, este tipo de propostas. O que faz com que desperdicemos a oportunidade de definir o conceito, segundo a nossa própria forma de o ver. Sendo que, no nosso caso, o XJ cumpre essa necessidade na perfeição"

Ian Callum, director de design da Jaguar
Jaguar XJ

J-Pace agendado para 2019

Quanto ao futuro SUV, que será uma espécie de J-Pace, com chegada prevista ao mercado já para 2019, deverá utilizar a mesma plataforma do Range Rover. Embora e enquanto este último aposta numa condução mais confortável e luxuosa, o SUV da Jaguar deverá focar-se numa condução mais desportiva.