Notícias Elon Musk vai enviar um Tesla Roadster para o espaço. Porquê?

Falcon Heavy

Elon Musk vai enviar um Tesla Roadster para o espaço. Porquê?

Anotem na agenda: 6 de fevereiro. É a data em que será lançado o primeiro foguetão da geração Falcon Heavy da SpaceX (a.k.a. Tesla dos foguetões). No seu interior vai estar um Tesla Roadster.

telsa roadster falcon heavy 1

Como os apoiantes da Tesla gostam de afirmar inúmeras vezes: a Tesla não é só uma marca de automóveis. Além dos automóveis, a Tesla produz soluções de engenharia para casas, infraestruturas de transporte rodoviário e ferroviário e também… foguetões. Sim, foguetões. A SpaceX, que pertence a Elon Musk, está apostada em revolucionar o transporte aeroespacial.

O Falcon Heavy.

O novo foguetão da SpaceX, o Falcon Heavy, promete fazer o transporte de satélites, mercadoria, etc, para fora da orbita de terrestre pela fração do preço dos restantes programas aeroespaciais. Como? Uma das soluções pioneiras do Falcon Heavy é a capacidade de reaproveitamento dos motores, que nos restantes programas espaciais despenham-se no solo.

O primeiro lançamento, do extenso programa de ensaios do Falcon Heavy, será já no próximo mês, no dia 6 de fevereiro. No seu interior vai estar um Tesla Roadster. Quando há alguns meses Elon Musk disse que ia lançar um Tesla para o espaço pensou-se que estava a brincar. Mas não estava…

Porquê um Tesla Roadster?

Porque… Elon Musk! O empresário americano fez saber através da sua conta de Instagram que os primeiros lançamentos de foguetões costumam recorrer a blocos de betão para simular o peso da carga. Mas para Elon Musk isso é “aborrecido”. Portanto em vez de betão, no interior do Falcon Heavy vai estar Tesla Roadster.

SpaceX Falcon Heavy
Basicamente é isto que vai acontecer…

Desconhecemos os procedimentos para a importação de veículos para o espaço, mas deve ser menos complicado do que importar um carro para Portugal.

Os números do Falcon Heavy

Em termos de números, o Falcon Heavy apresenta uma ficha técnica de respeito. Tem uma capacidade de propulsão de 63.800 kg até 300 km de distância ao solo, fruto dos 27 motores Merlin 1D, o equivalente a 20 aviões Boeing 747.

Os motores do Falcon Heavy.

O grande objetivo

Um dos grandes objetivos de Elon Musk é viabilizar com a tecnologia da Space X as viagens espaciais e a colonização de planetas como Marte.

Gostava de morrer em Marte. Mas não na aterragem…

O programa Falcon Heavy é mais um passo nesse sentido. Num futuro próximo será a bordo do Falcon Heavy que será transportado para fora da órbita terrestre o material necessário para esta missão: colonizar Marte. O equivalente espacial às descobertas marítimas dos portugueses. Ok… mais ou menos.

Elon Musk Marte