Notícias O teu Focus RS emite “fumo branco”? A marca assume a anomalia.

Marca garante estar a resolver o problema

O teu Focus RS emite “fumo branco”? A marca assume a anomalia.

A Ford acaba de reconhecer um defeito de fábrica, no Focus RS com motor 2.3 EcoBoost. Mas que, garante também a marca, está já a ser resolvido.

Ford Focus RS 2017

A notícia foi inicialmente avançada pela britânica Autocar, com a publicação a revelar que o problema reside apenas e só na motorização 2,3 litros EcoBoost do Focus RS. A qual pode registar um consumo anormal de líquido refrigerante, levando a uma emissão invulgar de fumo branco.

A deficiência, já assumida pela marca da oval, afeta apenas unidades do Ford Focus RS fabricadas em 2016 e 2017, geralmente, com uma quilometragem a rondar os 10 mil quilómetros. Sendo que a Ford afirma igualmente estar já “a trabalhar para reparar o problema”. Deixando, inclusivamente e segundo a mesma publicação, antever uma reparação, não apenas nas unidades assinaladas, mas em todas as unidades Focus RS.

“Entretanto, caso algum cliente se aperceba deste tipo de sintomas no seu carro, deve dirigir-se a um concessionário oficial, para uma inspecção, e, caso necessário, reparação ao abrigo da garantia”

Porta-voz da Ford Europa

Unidades Focus RS já tiveram motor substituído

De resto, a Ford já terá, inclusivamente, substituído alguns dos motores afetados por este problema, por unidades novas. Estas últimas, construídas já segundo as mais recentes especificações.

Ford Focus RS 2017

Quanto ao problema propriamente dito, está relacionado com o circuito de refrigeração, o qual acaba sofrendo alterações à medida que vai somando ciclos de calor. Situação que acaba impedindo uma selagem correta da parte da junta, permitindo ao líquido refrigerante escorrer para os cilindros, quando o bloco está frio, resultando em repercussões como uma emissão exagerada de fumo ou falhas de funcionamento, pelo menos, até ao bloco atingir a temperatura ideal.

Sabe esta resposta?
Qual a cilindrada do novo motor Energy TCe da Renault?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Renault lança novo motor Energy TCe com tecnologia do Nissan GT-R