Notícias Google e Volkswagen unem esforços no desenvolvimento da computação quântica

Web Summit 2017

Google e Volkswagen unem esforços no desenvolvimento da computação quântica

Na conferência de tecnologia “Web Summit 2017”, a decorrer em Lisboa, o Grupo Volkswagen e a Google anunciaram hoje uma cooperação abrangente no campo da computação quântica.

A Volkswagen e a Google querem explorar em conjunto as potencialidades da computação quântica, com o objetivo de desenvolver conhecimento especializado e realizar pesquisas orientadas para o automóvel.

A NÃO PERDER: TOP 15. Os melhores motores alemães de todos os tempos

Como parte desta colaboração, uma equipa de especialistas da Volkswagen e da Google trabalhará em conjunto utilizando um computador quântico da Google. Os computadores quânticos podem resolver tarefas altamente complexas, consideravelmente mais rápidas do que acontece nos super computadores convencionais com processamento binário.

O Grupo Volkswagen IT quer progredir em três áreas de desenvolvimento no computador quântico da Google.

  • No primeiro projeto, os especialistas da Volkswagen estão a trabalhar no desenvolvimento adicional da otimização do tráfego. Estão a trabalhar em projetos que já foram concluídos com sucesso e agora querem considerar variáveis adicionais, além de reduzir os tempos de viagem. Estes incluem sistemas de orientação de trânsito urbano, estações de carregamento elétrico disponíveis ou lugares vagos de estacionamento.
  • Num segundo projeto, os especialistas da Volkswagen visam simular e otimizar a estrutura de baterias de elevado desempenho para veículos elétricos e outros materiais. Os especialistas em pesquisa e desenvolvimento do Grupo Volkswagen esperam que esta abordagem ofereça novas informações para a construção de veículos e pesquisa de baterias.
  • Um terceiro projeto diz respeito ao desenvolvimento de novos processos de aprendizagem de máquinas. Tal aprendizagem é uma tecnologia chave para o desenvolvimento de sistemas avançados de inteligência artificial, que são um pré-requisito para a condução autónoma.

O Grupo Volkswagen é o primeiro construtor automóvel do mundo a trabalhar de forma intensa na tecnologia de computação quântica. Em março de 2017, a Volkswagen anunciou o seu primeiro projeto de pesquisa bem-sucedido concluído num computador quântico: uma otimização do fluxo de tráfego para 10.000 táxis na capital chinesa, em Pequim.

AO VOLANTE: Pelo Alentejo ao volante do Porsche Panamera mais potente de sempre