Notícias Este é o novo Suzuki Swift Sport

Salão de Frankfurt 2017

Este é o novo Suzuki Swift Sport

O novo Swift Sport teve sua estreia mundial, hoje, no Salão de Frankfurt. Menos de 1000 kg de peso e 140 cv de potência. Temos carro!

Um chassis competente e leve, coadjuvado por um motor vivo. Tem tudo para dar certo, não? É esta a carta de apresentação da terceira geração do Suzuki Swift Sport.

RELACIONADO: Live stream: Salão de Frankfurt em direto

Um modelo que se apresenta agora com uma posição de condução mais desportiva, um estilo mais agressivo e uma relação peso-binário bastante apetecível.

Começando pelo motor, a unidade que equipa este Suzuki Swift Sport é o novo 1.4 BOOSTERJET, com 230Nm de binário e 140 cv de potência. Poderá não parecer muito, mas com apenas 970 kg de peso para mover, este modelo apresenta uma relação peso-binário de aproximadamente 4.2 kg/ Nm – convenhamos que é um número bastante interessante.

Suzuki Swift Sport 2018 Portugal6

O sistema de injeção direta de combustível apresenta bocas de injetores de sete orifícios, permitindo um aumento da pressão do combustível e uma injeção de combustível optimizada, o que resulta numa maior potência do motor e menos emissões.

"Sabemos que nossos clientes valorizam uma experiência de condução dinâmica acima de tudo"

Masao Kobori, Engenheiro Chefe da Suzuki

Caixa manual optimizada

Para atingir um curso mais curto e passagens mais ágeis foram introduzidos melhoramentos na caixa manual de 6 velocidades que equipava a anterior geração do Swift Sport. A força de atuação foi ajustada para melhorar a suavidade das passagens e aumentar o feedback do condutor, complementado por melhoramentos técnicos que aumentam a rigidez e a sensação de uma passagem mais direta.

Suzuki Swift Sport 2018 Portugal6

Nova plataforma “HEARTECT”

O novo Swift Sport foi desenvolvido sobre a plataforma “HEARTECT”, a nova geração de plataforma Suzuki mais leve e com maior rigidez.

Uma revisão abrangente resultou na substituição do quadro segmentado da plataforma anterior por uma moldura contínua que aumenta a rigidez de toda a estrutura. A rigidez geral do corpo melhorou ainda mais com um aumento dos pontos de solda, melhorando a linearidade e o controle da direção.

Suzuki Swift Sport 2018 Portugal6

Em adição à plataforma “HEARTECT”, a otimização detalhada do interior, bancos e outros componentes resultaram num peso total sem carga e ocupantes de apenas 970kg.

Suspensões especificas

Sendo Suzuki Swift Sport o modelo mais desportivo da gama do construtor nipónico, houve um importante trabalho por parte dos engenheiro da marca na afinação destes componentes.

Tal como o seu antecessor, o novo Swift Sport utiliza na dianteira amortecedores Monroe. Para melhorar a estabilidade de rolamento, a espessura das barras estabilizadoras foi aumentada com a adição de Teflon na montagem do estabilizador. O cubo da roda e os rolamentos das rodas foram feitos numa peça única e a largura entre os rolamentos foi expandida.

Suzuki Swift Sport 2018 Portugal6
A NÃO PERDER: Primeiras imagens do novo Suzuki Jimny (vinte anos depois!)

A suspensão traseira também mereceu atenção. O braço foi projetado e desenvolvido exclusivamente para o novo Suzuki Swift Sport. A rigidez do modelo foi melhorada em 1,4 vezes se comparada com o seu antecessor e a rigidez é três vezes superior em carga. A rigidez torsional da barra de torção foi ajustada para fornecer a rigidez ideal de rolamento. Também atrás a marca recorreu a amortecedores da Monroe.

Estes desenvolvimentos forneceram, segunda a marca, um grau de rigidez adicional sem aumentar excessivamente a velocidade da mola ou o estabilizador dianteiro, mantendo o movimento suave no contato do pneu com a estrada.

Suzuki Swift Sport 2018 Portugal6