Notícias Jaguar: no futuro só precisarás de comprar o volante

Mobilidade em 2040

Jaguar: no futuro só precisarás de comprar o volante

A Jaguar explora a mobilidade em 2040 com o FUTURE-TYPE, um concept do qual ficamos a conhecer, para já, o Sayer - o volante "inteligente".

Jaguar Future-Type: Sayer, volante inteligente

A Jaguar está a explorar o que poderá ser o futuro da mobilidade em 2040. A marca britânica pede-nos para imaginar um futuro onde o automóvel é elétrico, autónomo e conectado. Nesse futuro não teremos carros. Não será necessário comprar automóveis.

Estaremos na era de aquisição de serviços e não de produtos. E nesse serviço podemos chamar o carro que quisermos – o que melhor preenche as nossas necessidades de momento -, quando quisermos.

É nesse contexto que surge o Sayer, o primeiro volante com inteligência artificial (IA) e que responde a comandos por voz. Será o único componente do automóvel que temos efetivamente de adquirir, garantindo a entrada para um futuro conjunto de serviços do grupo Jaguar Land Rover, que permitirá a partilha do automóvel com outros dentro de uma determinada comunidade.

O volante como assistente pessoal

Neste cenário futuro poderemos estar em casa, com o Sayer, e requisitar um veículo para a manhã do dia seguinte. O Sayer tratará de tudo para que na hora determinada esteja um veículo à porta à nossa espera. Outras funcionalidades estarão disponíveis como o aconselhamento de partes da viagem em que nós próprios queiramos conduzir. O Sayer será mais que um volante, assumindo-se como um verdadeiro assistente móvel pessoal.

O Sayer, pelo que a imagem revela, assume contornos futuristas – nada a ver com um volante tradicional -, como uma peça esculpida em alumínio, onde informações podem ser projectadas na sua superfície. Ao aceitar comandos por voz, deixa de ser necessário botões, mantendo-se apenas um no topo do volante.

O Sayer será conhecido no Tech Fest 2017 a 8 de setembro, no Central Saint Martins, na University of the Arts London, em Londres, Reino Unido.

Em relação ao nome dado ao volante, este provém de Malcolm Sayer, um dos mais proeminentes designers da Jaguar no passado e autor de algumas das suas mais belas máquinas, como o E-Type.

A NÃO PERDER: Salão de Frankfurt 2017. O guia completo

Sabe esta resposta?
O Jaguar E-PACE conseguiu um recorde. Qual foi?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Jaguar E-PACE já é um recordista… a “voar”
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Jaguar E-PACE já é um recordista… a “voar”