Notícias Toyota Yaris GRMN. Não temos boas notícias.

Antevisão

Toyota Yaris GRMN. Não temos boas notícias.

Apresentado no Salão de Genebra, o Toyota Yaris GRMN é o novo desportivo da marca para o segmento B. Mas nem tudo são boas notícias.

Toyota Yaris GRMN

Dos ralis para a cidade. Como fazer a ligação entre o sucesso no WRC e os modelos de produção em massa? Já são muitos anos sem ver um especial de homologação (devidamente sério) a este nível, o que é uma infelicidade. Mas a Toyota parece ter encontrado uma solução.

De forma algo surpreendente, a marca nipónica aproveitou a atualização ao pequeno Yaris para apostar no desenvolvimento de um modelo vocacionado para a performance, inspirado na máquina que participa – e já vence – no WRC. Um regresso em grande às versões desportivas no segmento B? Basta olhar para o nome: Toyota Yaris GRMN – Gazoo Racing Masters of Nürburgring.

Os objetivos da Toyota são claros (e ambiciosos): fazer do Yaris GRMN o modelo mais leve, rápido e potente do seu segmento. Se em relação ao peso não sabemos ainda quanto é que o Yaris GRMN irá acusar na balança, quanto à motorização restam poucas dúvidas: um bloco 1.8 litros de quatro cilindros, associado a um compressor volumétrico, com uma potência de, pelo menos, 210 cv.

A transmissão efetuada às rodas dianteiras ficará a cargo de uma caixa manual de seis velocidades e vai permitir acelerações dos 0 aos 100 km/h em 6.0 segundos. O pequeno hot hatch contará ainda com um diferencial mecânico Torsen e um chassis reforçado.

Apresentado ao vivo no Salão de Genebra, o Toyota Yaris GRMN continua ainda em fase de desenvolvimento. Mas ao que tudo indica, será um modelo, infelizmente, acessível a muito poucos – e não estamos a falar do preço. De acordo com a Autocar, o Yaris GRMN vai estar limitado às 400 unidades na Europa, e 100 já delas já têm destino: o mercado britânico.

O renovado Toyota Yaris já está à venda na Europa (e em Portugal), mas o Yaris GRMN só deverá chegar no final do ano. Pela frente terá rivais como o Ford Fiesta ST e, quem sabe, o próximo Hyundai i20 N. Fazemos figas…

Sabe esta resposta?
Qual é a autonomia elétrica anunciada do Toyota Prius Plug-in?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Toyota Prius Plug-in. Pode a condução elétrica ser «eletrizante»?