Notícias Um Peugeot 205 GTI do século XXI. É permitido sonhar?

Design

Um Peugeot 205 GTI do século XXI. É permitido sonhar?

Mais de 30 anos depois do lançamento do modelo original, o pequeno «leão» da Peugeot continua a preencher o imaginário de muitos de nós - Gilles Vidal incluído.

Se há carros que dispensam apresentações, o Peugeot 205 GTI é um deles. No ano passado, o “pocket-rocket” francês foi eleito por duas publicações britânicas – Autocar e Pistonheads – como o melhor “hot hatch” de sempre, o que diz muito sobre a sua popularidade um pouco por todo o mundo.

Por isso, não espanta que haja uma grande legião de fãs que o queira ver de volta à estrada, quem sabe numa edição especial. Até a própria Peugeot, neste momento mais concentrada no seu crescimento global do que no desenvolvimento de um novo desportivo, fez questão de recordar o 205 GTI recentemente, em conjunto com a GTiPowers.

Peugeot 205 GTI

O francês Gilles Vidal, diretor de design da Peugeot e responsável pelos destinos da Peugeot Design Lab, partilhou recentemente algumas imagens de um “205 GTI do futuro”, uma reinterpretação do modelo original.

A NÃO PERDER Peugeot 3008DKR MAXI. Será este o novo «Rei do Dakar»?

Mas antes que comecem a elevar as expetativas, convém dizer que se trata apenas de um exercício de design – os rapazes da Peugeot Design Lab também têm direito… – e não de um projeto para um novo desportivo – conhece aqui os planos da Peugeot para o futuro próximo.

O Peugeot 205 GTI original foi lançado em 1984, com um motor 1.6 de 105 cv de potência. Mais tarde, saíram versões 1.9 GTI e até CTI (um cabriolet desenhado pela Pininfarina), sempre bastante cobiçadas.

Entrando já no campo da especulação, a concretizar-se esta versão limitada do Peugeot 205 GTI poderia, quem sabe, vir equipada com o motor 1.6 THP de 208 cv e 300 Nm do atual 208 GTI. Podia, não podia Peugeot?

Sabe esta resposta?
Qual é a potência máxima do Peugeot 308 Gti?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Peugeot 308 GTi renovado. Estilo desportivo e 270 cv de potência