Notícias Ibiza, Stelvio, Arteon (entre outros) com 5 estrelas nos testes Euro NCAP

Segurança

Ibiza, Stelvio, Arteon (entre outros) com 5 estrelas nos testes Euro NCAP

O Euro NCAP acaba de publicar mais uma série de resultados nos testes de segurança ativa e passiva, com notas bastante positivas.

Alfa Romeo Stelvio, Hyundai i30, Opel Insignia, SEAT Ibiza, Volkswagen Arteon, Honda Civic e Ford Mustang: foram estes os últimos modelos a serem submetidos aos testes do Euro NCAP, organização independente responsável por avaliar a segurança dos novos modelos do mercado europeu. E os resultados foram, na generalidade, bastante positivos.

Comecemos pelos modelos que obtiveram a nota mais alta – e não foram poucos. O novo Volkswagen Arteon conseguiu classificações elevadas em todas as quatro categorias (adultos, crianças, pedestres e assistência à segurança), tornando-se inclusivamente no modelo executivo com melhor nota de sempre na proteção para pedestres nos testes Euro NCAP.

VEJAM TAMBÉM Um sistema de som sem colunas? A Continental diz que é possível

Por seu lado, o novo SUV da Alfa Romeo, o Stelvio, destacou-se na proteção para adultos com uma pontuação quase perfeita, igualando o resultado do Volvo XC90 em 2015.

Como parte do equipamento de segurança standard, a nova geração do SEAT Ibiza inclui um sistema de deteção de peões, o que contribuiu para a obtenção das cinco estrelas nos testes Euro NCAP.

Quanto mais rápido estas novas tecnologias se estenderem a todos os veículos, mais depressa conseguiremos tornar a circulação automóvel mais segura.

Michiel van Ratingen, secretário geral do Euro NCAP

Também o Hyundai i30 e o Opel Insignia conseguiram a classificação máxima com o pacote de segurança de série, com uma prestação consistente em todas as categorias.

Já o novo Honda Civic ficou-se pelas quatro estrelas nos testes Euro NCAP, muito devido a uma pontuação mais baixa na proteção para crianças. Quem também não surpreendeu foi o Ford Mustang, ao conseguir apenas três estrelas. Ainda assim, convém referir que no início do ano o desportivo foi notícia ao obter uma pontuação de duas estrelas nestes mesmos testes, o que levou a Ford a operar um conjunto de melhorias no pacote de segurança – airbags dianteiros mais eficientes, sistema de travagem de emergência e assistência de mudança de faixa de série.

É bom ver que passados 20 anos o Euro NCAP continua a chamar a atenção de empresas responsáveis como a Ford. Apesar da classificação de três estrelas não ser excecional, estas melhorias tornaram o Ford Mustang significativamente mais seguro.

Michiel van Ratingen, secretário geral do Euro NCAP

Assiste aos últimos testes do Euro NCAP em baixo: