Notícias Porsche. Descapotáveis vão passar a ser mais seguros

Porsche. Descapotáveis vão passar a ser mais seguros

A marca de Estugarda surge com novidades ao nível da segurança passiva: um novo airbag para o pilar A.

A patente foi entregue pela Porsche no final do ano passado, mas só agora foi aprovada pelo USPTO (United States Patent and Trademark Office). Trata-se de um novo airbag instalado no pilar A, como se pode ver nas imagens em baixo. Ou seja, um mecanismo de segurança passiva que poderá ser especialmente útil nos modelos descapotáveis.

A ausência de tejadilho neste tipo de carroçarias pode tornar os descapotáveis menos seguros em certos acidentes, já que os pilares podem recuar excessivamente. Quando deflagrado, o airbag cobre por inteiro os pilares A, protegendo os ocupantes de um possível embate.

VÍDEO: Porsche Panamera Turbo S E-Hybrid. O próximo «rei do Nürburgring»?

Este mecanismo poderá equipar, obviamente, não só os descapotáveis Porsche como também carroçarias fechadas. Poderá ser uma solução eficaz para ultrapassar um dos testes mais exigentes no que toca a segurança passiva: o small overlap.

Posto em prática pelo Insurance Institute for Highway Safety (IIHS) nos EUA, consiste num embate frontal a 64 km/h, onde apenas 25% da frente do carro entra em contacto com a barreira. É uma área pequena para absorver toda a energia do embate, o que obriga a esforços adicionais a nível estrutural.

Em comparação, um teste de embate frontal regular, como no EuroNCAP, 40% da frente atinge a barreira, aumentando a área por onde a energia do embate pode ser dissipada.

Verifica-se, neste tipo de embate mais exigente, que a cabeça do manequim tem tendência a deslizar pelo lado do airbag frontal, aumentando o risco de contacto violento entre a cabeça e o pilar A. Esta solução da Porsche poderá significar a redução de riscos de ferimento para os ocupantes.

Resta agora saber se (e quando) esta solução vai chegar aos modelos de produção.

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter