Notícias Este pequeno Honda S600 tem um grande turbo

Drag Racing

Este pequeno Honda S600 tem um grande turbo

Uma equipa australiana formada por um pai e filho competem em corridas de drag com o mais improvável dos automóveis: um diminuto Honda S600.

Honda S600 com Toyota 2JZ e turbo enorme

Se há sitio onde não esperavamos encontrar um pequeno Honda S600 seria numa pista de drag racing. No entanto, é precisamente neste tipo de provas que encontramos este exemplar da marca nipónica. Previsivelmente, não resta muito do modelo original.

Bem, basta olhar para a frente, onde um enorme turbo de 88 mm emerge do capot. É a parte mais visível de uma máquina que do Honda S600 original aparenta ter apenas a carroçaria. O motor ao qual o turbo está agarrado é uma surpresa: trata-se do conhecido 2JZ da… Toyota. O motor que equipou o Supra – seis cilindros em linha e 3.0 litros -, de alguma forma coube no compartimento do motor do pequeno S600.

VÊ TAMBÉM: Drag Race. Era uma vez um alemão, um americano e um italiano…

Coube o motor, mas não coube quase mais nada, justificando o peculiar posicionamento do turbo. Vamos a números: devidamente preparado para este tipo de eventos, o 2JZ debita cerca de 1200 cavalos… às rodas! Num carro que pesa apenas 1100 kg! Segundo o dono do carro, o melhor tempo conseguido até hoje foi de 7.7 segundos nos clássicos 400 mestros e o maior problema parece ser manter a pequena bomba em linha recta.

O video é longo, cerca de 13 minutos, e contém várias conversas tanto com o pai como com o filho que nos levam a descobrir não só o carro, mas também as histórias que ele encerra.

Colocámos o video a correr após o início das primeiras provas, mas vale a pena vê-lo na sua totalidade.

Sabe esta resposta?
Qual o tempo anunciado pela Honda para o novo Civic Type R no Nürburgring?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Honda Civic Type R é o tração dianteira mais rápido no Nürburgring