Notícias O novo Volvo XC60 já chegou a Portugal. Conhece todos os detalhes e os preços

Apresentação

O novo Volvo XC60 já chegou a Portugal. Conhece todos os detalhes e os preços

O novo Volvo XC60 acaba de chegar ao mercado nacional - já pode ser encomendado. Conhece os principais detalhes do novo SUV médio da marca sueca.

2017 Volvo XC60 T6

O XC60 é o mais recente capítulo do plano de transformação da Volvo. A marca sueca impressionou o mundo com o lançamento do 100% novo XC90 (rapidamente seguido pelos modelos S90, V90 e V90 Cross Country) e agora voltou «à carga» com o XC60.

O Volvo XC60, é o primeiro membro da família 60 a ser revelado. Um modelo de importância vital para a marca: não só é o líder europeu na sua categoria, como é atualmente o Volvo mais vendido globalmente. Vamos conhecer os seus principais detalhes?

2017 Volvo XC60

Plataforma SPA

O XC60 também é construído sobre a plataforma SPA (Scalable Product Architecture), estreada no XC90. A sua flexibilidade e modularidade permite que sirva também os S90/V90 e os futuros S60/V60. Segundo a marca, a base SPA tem inúmeras vantagens, seja no aproveitamento de espaço, seja na obtenção melhores proporções. E claro, sem comprometer os níveis de segurança pelos quais a marca é conhecida.

Dinâmica

A marca promete conforto e controlo ao volante do XC60, com ausência de rolamento diagonal, peso e feedback da direção dependente da velocidade, e até possibilidade de personalizar a dinâmica às nossas preferências.

Para conseguir esse compromisso, tal como o maior XC90, o XC60 recorre a uma suspensão de braços triangulares duplos à frente e o Link Integral atrás, que contempla uma mola de lâminas transversal, em materiais compósitos (nas versões sem suspensão pneumática) – uma solução que poupa espaço.

A Volvo refere que não pretende oferecer a mesma experiência de condução que os concorrentes alemães, já que, segundo a marca, para o dia-a-dia, chassis rígidos e suspensões firmes não são o melhor compromisso.

Motores

O XC60 será lançado com cinco motores, todos eles com 2.0 litros de capacidade e quatro cilindros. São dois motores Diesel, dois motores a gasolina e uma motorização híbrida plug-in (gasolina/elétrico). Para já, o XC60 só está disponível nas versões AWD (tração integral) e caixa automática de 8 velocidades.

Dos cinco motores disponíveis, três serão lançados inicialmente em Portugal:

  • T8 Twin Engine AWD com 407cv.
  • D4 AWD com 190 cv
  • D5 AWD com 235 cv

Destaca-se o T8, a versão plug-in, que permite emissões de CO2 de 49 g/km e uma autonomia até 45 km em modo elétrico. Os restantes motores a gasolina poderão não ser comercializados no nosso país. O T5 é a única motorização que permite tração dianteira.

Segurança

2017 Volvo XC60 estrutura

Um tópico nunca descurado pela marca sueca. O XC60, previsivelmente, combina os mais recentes sistemas de segurança passiva e ativa, derivados do XC90. Destacam-se entre os muitos equipamentos algumas novidades que serão estreadas em absoluto pelo XC60:

  • Oncoming Lane Mitigation – Ajuda o condutor a evitar colisões com veículos a circular em sentido contrário, recolocando-o na sua faixa de rodagem.Funciona a velocidades entre os 60 e 140 km/h, requer uma linha de marcação do piso visível e deteta veículos de quatro rodas que circulem em sentido contrário.
  • City Safety agora com assistência à direção – ajuda o condutor a executar uma manobra evasiva numa situação de emergência. Está sempre ativa entre 50 e 100 km/h e não pode ser desligada.
  • Run off Road Mitigation – recorre a manobras evasivas da direção e à travagem para ajudar o condutor a manter o veículo em segurança quando é iminente uma saída de estrada acidental. A intervenção ativa do condutor sobrepõe-se sempre à ação do sistema.
  • BLIS com Steer Assist – Deteta tráfego em aproximação pela traseira do veículo – de ambas as faixas da esquerda e da direita. Agora, como opção, se o condutor não agir aos alertas do sistema e se desviar da sua faixa com o risco de ocorrer uma colisão com o veículo que se aproxima, a função de assistência à direção encaminha suavemente o mesmo de volta à sua faixa.
  • Pilot Assist – Se série no XC90, é um opcional no XC60. Oferece condução semiautónoma até 130 km/h em estradas com marcações no piso e sem um veículo à frente. Perfeito para autoestrada. O condutor permanece responsável pela monitorização, supervisão e operação geral do veículo.

Experiência a bordo

2017 Volvo XC60 interior

O XC60 passa a ter o mesmo sistema de infoentretenimento do XC90. Inclui o ecrã central, painel de instrumentos e head-up display. Também vem com o sistema de navegação Sensus Navigation e aplicações relacionadas, e o sistema de som Bowers & Wilkins. Relativamente a conectividade estará disponível com Apple CarPlay, Android Auto e o Connected Service Booking, que permite marcar serviço para o veículo a partir do automóvel.

Preços

O Volvo XC60 terá três níveis de equipamento – Momentum, R-Design e Inscription. As boas notícias é que a nova geração será mais acessível que a anterior, graças sobretudo às emissões de CO2 inferiores.

  • Volvo XC60 D4 190 AWD Momentum – 55.504,00 euros
  • Volvo XC60 D4 190 AWD R-Design – 58.908,07 euros
  • Volvo XC60 D4 190 AWD Inscription – 60.510,07 euros
  • Volvo XC60 D5 235 AWD Momentum – 62.956.94 euros
  • Volvo XC60 D5 235 AWD R-Design – 65.785,94 euros
  • Volvo XC60 D5 235 AWD Inscription – 67.384,94 euros

No início de 2018 chegarão ao mercado nacional as versões de tração dianteira, com preços significativamente mais baixos e consumos mais moderados.