Notícias Potência do próximo Mercedes-AMG A 45 poderá ultrapassar os 400 cv

Potência do próximo Mercedes-AMG A 45 poderá ultrapassar os 400 cv

Mercedes-AMG A45

Honda Civic Type R, Ford Focus RS e Audi RS 3 que se cuidem: o Mercedes-AMG A 45 deverá ultrapassar a barreira dos 400 cv na próxima geração.

Ano novo, ambições renovadas. Desde 2013 que a versão desportiva do Mercedes-Benz Classe A ostenta orgulhosamente o título de “hatchback mais potente do planeta”, um estatuto que a Mercedes-AMG pretende manter durante os próximos anos. Por isso mesmo, a marca alemã vai apostar num “modesto” incremento de potência na próxima geração do seu hatchback.

APRESENTAÇÃO: A «fundo» ao volante do Mercedes-AMG E63 S 4Matic+

Em entrevista à Auto Express, Tobias Moers, presidente da Mercedes-AMG, admite que o projeto do novo Mercedes-AMG A 45 é uma espécie de “folha em branco”, isto porque o atual bloco 2.0 turbo de quatro cilindros (que debita 381 cv e 475 Nm) já terá atingido o seu limite, pelo menos no que à potência máxima diz respeito.

Como tal, os engenheiros da marca de Estugarda já estão a trabalhar num novo motor, que poderá chegar aos 400 cv de potência. Um motor que deverá preservar os 2.0 litros de capacidade e a arquitectura de quatro cilindros da geração atual mas que em tudo o resto, deverá ser totalmente novo. Para superar os 400 cv é possível que a marca de Estugarda recorra a soluções técnicas semelhantes às usadas pela Porsche nos novos 718 (Cayman e Boxster), nomeadamente ao nível da sobrealimentação.

Ainda de acordo com o patrão da AMG, esta melhoria na ficha técnica vai abrir espaço para uma versão um pouco menos potente, na mesma linha dos Mercedes-AMG C63 e C43.

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter