Notícias O desportivo mais vendido do mundo? Ford Mustang

O desportivo mais vendido do mundo? Ford Mustang

O Ford Mustang é, pelo segundo ano consecutivo, o automóvel desportivo mais vendido em todo o mundo.

O Ford Mustang, o histórico pony car da marca da oval azul, somou em 2016 mais de 150 mil unidades vendidas globalmente, um valor que o torna no automóvel desportivo mais vendido do planeta. A globalização do modelo por parte da Ford parece ter sido uma aposta ganha.

Das 150 mil unidades vendidas, 45 mil foram para mercados fora dos EUA, com a marca americana a prever exportar 30% de todos os Mustang produzidos em 2017.

2017 Ford Mustang

Atualmente, o Mustang é comercializado em 140 países e este ano chegará a mais seis. A marca americana destaca a performance comercial do carro em mercados como a China ou a Alemanha. E no continente asiático, verificou-se um aumento de 74% nas vendas o Ford Mustang durante 2016.

Depois da recente atualização feita ao desportivo, a Ford quer prolongar a senda de bons resultados comerciais. Por fora, o novo Mustang recebeu uma frente totalmente nova, onde se destaca um arco mais pronunciado na definição do capot e novas óticas dianteiras. Mecanicamente, o desportivo americano prescindiu do motor V6, com a gama a resumir-se ao 2.3 litros Ecoboost e ao V8 de 5.0 litros naturalmente aspirado.

RELACIONADO: Ford Mustang Shelby Super Snake: a «cobra» volta a atacar

O Ecoboost viu o seu valor de binário ser revisto, enquanto que o V8 apresenta uma taxa de compressão mais elevada e injeção revista, o que deve libertar mais uns “ponies” e melhorar a economia de combustível. A ajudar neste último capítulo, o Ford Mustang receberá uma transmissão automática de 10(!) velocidades.

A título de curiosidade, se os 150 mil Mustang vendidos num só ano parece um número elevado, quando comparado com o início de carreira da primeira geração, é um valor modesto. Introduzido no mercado em abril de 1964, o Ford Mustang chegaria ao final desse ano com quase 420 mil unidades vendidas.

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter