O que podemos esperar da nova geração do Volkswagen Polo?

O que podemos esperar da nova geração do Volkswagen Polo?

A seis meses do Salão de Frankfurt, a nova geração do Volkswagen Polo já começa a tomar forma. Nota: imagem em destaque meramente ilustrativa.

Depois da atualização que operou no Golf e do lançamento do novo Arteon – duas novidades que marcaram presença no Salão de Genebra – a Volkswagen tem agora as suas atenções voltadas para o competitivo segmento B, que é como quem diz, para a nova geração do Volkswagen Polo.

Mais uma vez, presume-se que o Volkswagen Polo voltará a encetar uma aproximação ao seu irmão mais velho, o Volkswagen Golf, tanto em termos estéticos como tecnológicos. Uma das novidades do novo Polo será o recurso à versão mais curta da plataforma MQB que equipa o Golf – a mesma do novo Seat Ibiza.

A NÃO PERDER: Anúncio do novo Volkswagen Arteon foi filmado em Portugal

Como tal, esperam-se mudanças significativas nesta nova geração do Polo, a começar pelas dimensões. O novo modelo deverá ser ligeiramente mais comprido e mais largo que o atual, ganhando no espaço interior e no comportamento em estrada.

As informações ainda são escassas, mas é certo que o novo Volkswagen Polo irá receber um novo sistema de infoentretenimento e um tablier redesenhado, bem como sofrer um upgrade nos materiais empregues. Alguns dos novos elementos, como os bancos dianteiros, poderão transitar diretamente do renovado Golf.

Motores a gasolina vão ganhar expressão

Quanto ao leque de motorizações, a estreia do aguardado motor 1.5 TDI é uma carta «fora do baralho». Quem o diz é o próprio diretor de investigação e desenvolvimento da Volkswagen, Frank Welsch, justificando-se com os custos inerentes ao cumprimento das normas de emissões.

Novos motores TDI e TSI para o Volkswagen Polo.

No entanto a nova geração do Volkswagen Polo vai continuar a estar disponível com motores a gasóleo, nomeadamente com o atual 1.6 TDI. De regresso estará também o motor tricilíndrico TSI 1.0 Turbo, com potências que deverão oscilar entre os 85 cv e os 115 cv. O motor 1.5 TSI também deverá marcar presença na versão GT.

Já a versão CrossPolo poderá ter os dias contados, isto porque a Volkswagen está a preparar uma versão SUV do Polo. A apresentação do Volkswagen Polo está prevista para o Salão de Frankfurt, que começa no dia 14 de setembro, mas até lá, é de esperar mais novidades da marca de Wolfsburgo.

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter