Notícias Opel Crossland X, o início de uma nova era

Opel Crossland X, o início de uma nova era

2017 Opel Crossland X em Genebra

O Opel Crossland X, o crossover que substitui o Meriva, deixou-se descobrir em Genebra. Desenvolvido em conjunto pela Opel e a PSA, o Crossland X é apresentado no rescaldo do anúncio da aquisição da marca alemã pela francesa.

O Opel Crossland X acabou por ser um dos protagonistas de Genebra. Não por substituir o Meriva, um monovolume compacto por um crossover, mas sim por ter sido apresentado no rescaldo da aquisição da Opel pela PSA. E ao ser o primeiro modelo desenvolvido em conjunto com a PSA, o Crossland X é uma antecipação concreta do futuro da marca alemã.

O Crossland X é um dos três modelos gerados da aliança GM PSA formada em 2013, e como tal, recorre a hardware PSA. A sua plataforma é a mesma do Citroen C3, mas aumentada. Posicionado abaixo do Mokka X, é também mais pequeno do que este – o crossover alemão mede 4.21 m de comprimento, 1.76 m de largura e 1.59 m de altura.

2017 Opel Crossland X em Genebra

Visualmente, o Crossland X inspira-se no universo SUV. Podemos ver isso na altura ao solo acrescida e nas aplicações de proteção da carroçaria a negro, rematadas com elementos contrastantes nas extremidades. A carroçaria bicolor e a resolução do pilar D são executados da mesma forma que o Adam. A percepção de largura é fundamental num carro alto, com a Opel a apostar na predominância de linhas horizontais na definição das extremidades da carroçaria.

Compacto por fora, espaçoso por dentro

Ao entrar no Crossland X vamos encontrar um habitáculo muito em linha com os mais recentes modelos da Opel. Destacam-se elementos como as saídas de ar com acabamentos cromados ou o teto panorâmico em vidro. O Crossland X recebe também o mais recente sistema de informação e entretenimento da Opel (compatível com Apple CarPlay e Android Auto).

2017 Opel Crossland X em Genebra - detalhe ótica traseira

Os bancos traseiros são deslizantes em cerca de 150 mm, permitindo variar a capacidade da bagageira entre os 410 e os 520 litros. Quando rebatidos (60/40) a capacidade da bagageira atinge os 1255 litros.

Outro dos pontos fortes do Crossland X passa pela tecnologia, conectividade e segurança. Faróis adaptativos AFL integralmente formados por LED, Head Up Display, sistema de estacionamento automático e a câmara traseira panorâmica 180º estão entre as principais novidades.

2017 Opel Crossland X em Genebra - Karl-Thomas Neumann

O leque de motorizações, também elas originárias do grupo PSA, deverá incluir dois motores Diesel e três a gasolina, entre os 82 cv e 130 cv. Haverá duas transmissões, uma automática e uma manual.

O Crossland X estreou-se ao público em Berlim (Alemanha) a 1 de fevereiro, enquanto que a chegada ao mercado europeu está prevista para junho.

Todas as novidades do Salão de Genebra aqui