Notícias Audi RS5 e RS5 DTM: performance em dose dupla

Audi RS5 e RS5 DTM: performance em dose dupla

A Audi aproveitou o Salão de Genebra para apresentar o lineup completo do Audi RS5. A versão de produção e a versão de competição foram apresentadas em simultâneo.

De uma só vez, a Audi acaba de revelar dois modelos no Salão de Genebra. O primeiro foi o RS5 DTM, a nova arma da marca alemã para «atacar» o Campeonato Alemão de Carros de Turismo, enquanto que o segundo, o Audi RS5 é a nova arma para «atacar» o segmento dos coupés desportivos de elevada potência. Mas vamos por partes.

LIVEBLOG: Acompanha aqui o Salão de Genebra em direto

Sem surpresa, o modelo que acabou por roubar as atenções do público presente no Palácio de Exposições de Genebra foi o Audi RS5 de produção, é não é difícil de perceber porquê. Mais do que estilo desportivo, com pequenos detalhes inspirados no Audi 90 quattro IMSA GTO, os engenheiros operaram uma pequena revolução no motor 2.9 TFSI V6 biturbo, que debita 450 cv de potência e 600 Nm de binário, mais 170 Nm que o seu antecessor.

Esta motorização está associada a um sistema de tração integral permanente quattro e uma caixa tiptronic de oito velocidades com “afinação desportiva”. Face às melhorias na ficha técnica, o modelo mais potente da família A5 é capaz de uma aceleração dos 0-100 km/h em 3.9 segundos e tem uma velocidade máxima de 280 km/h (com o pacote aerodinâmico RS).

VEJAM TAMBÉM: Audi A5 Sportback. Preços para Portugal e principais novidades

Quanto ao modelo de competição, nada de novo. O carro que já tínhamos visto em ação na primeira sessão de testes da temporada 2017 no Autódromo Internacional do Algarve também teve direito a apresentação em Genebra. Além das modificações necessárias, fruto da alteração dos regulamentos, nesta terceira geração o RS 5 DTM debita mais de 500 cv através de um motor V8 de 4.0 litros. A prova inaugural da nova temporada do DTM arranca no dia 6 de maio no Hockenheimring.

Todas as novidades do Salão de Genebra aqui