Volvo XC60 promete ser um dos carros mais seguros do mercado

Volvo XC60 promete ser um dos carros mais seguros do mercado

Aproxima-se o Salão de Genebra e com ele a apresentação mundial do Volvo XC60, um modelo que irá estrear três novos sistemas de segurança.

Olhando para a história da marca sueca, Volvo e segurança são sem dúvida duas palavras indissociáveis. Além dos sistema de segurança presentes na Série 90 da Volvo, a marca sueca prepara-se para estrear no XC60 três novos sistemas de assistência à condução.

Um deles é precisamente o sistema City Safety, que recebeu uma atualização importante no novo XC60. Em situações de perigo, onde a travagem automática por si só não é suficiente para evitar a colisão, este sistema toma conta da direção e ajuda a evitar o obstáculo, a velocidades entre os 50 e 100 km/h.

A NÃO PERDER: Especial. As grandes novidades do Salão de Genebra 2017

Além disso, a Volvo acrescentou ao seu leque de tecnologias aquilo a que chamou de Oncoming Lane Mitigation. Este sistema funciona entre os 60 e 140 km/h e, tal como o nome indica, ajuda a manter o carro na faixa de rodagem, caso o condutor se distraia e o veículo ultrapasse involuntariamente os limites da faixa.

Por fim, a marca sueca atualizou o sistema Blind Spot Information, que agora além de alertar o condutor para a aproximação de um veículo no seu “ângulo morto”, consegue intervir caso os alertas sejam ignorados, de forma a evitar a colisão.

“O nosso objetivo é que até ao ano de 2020 não haja qualquer morto ou ferido grave num acidente com um novo modelo Volvo”, afirma Malin Ekholm, diretor do centro de segurança da Volvo.

Apesar das inúmeras “fotos espia” e tentativas mais ou menos aproximadas de antever como será o novo modelo da Volvo, a marca sueca ainda não revelou como será o novo XC60. Vamos mesmo ter de esperar até à próxima semana…

Conhece aqui todas as novidades previstas para o Salão de Genebra.

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter