Hyundai i30 N: tudo o que se sabe sobre o novo «coreano assanhado»

Hyundai i30 N: tudo o que se sabe sobre o novo «coreano assanhado»

A Hyundai quer juntar-se à festa dos hatchbacks desportivos e está a preparar um modelo com 275 cv de potência. Conhece aqui todos os pormenores do tão aguardado Hyundai i30 N.

Na semana passada, estivemos no lançamento do novo Hyundai i30 para o mercado nacional, a nova proposta da marca sul-coreana para fazer face à concorrência no competitivo segmento C. Mas a verdade é que o modelo que tem vindo a despertar mais curiosidade é a sua variante desportiva, que dá pelo nome de Hyundai i30 N.

O responsável por este projeto é Albert Biermann, um engenheiro alemão que já liderou a divisão M Performance da BMW e que agora assume o cargo de diretor do recém-criado departamento N Performance da Hyundai.

A NÃO PERDER: Designer da Bugatti contratado pela Hyundai

Desde o ano passado que o Nürburgring tem sido palco dos testes dinâmicos do novo hatchback desportivo, mas fazer do Hyundai i30 N o modelo de tração dianteira mais rápido do “Inferno Verde” – um título que pertence atualmente ao Volkswagen Golf GTI Clubsport S – não é uma das prioridades para a Hyundai. De acordo com Albert Biermann, a marca sul coreana parece não estar preocupada com os tempos em pista, mas sim com a experiência de condução.

Dito isto, a Hyundai não se coibiu de apresentar no último Salão de Paris um primeiro protótipo com potência para dar e vender. O RN30 Concept (em baixo e em destaque), modelo que antecipa o primeiro desportivo da marca, debita um total de 380 cv de potência e 451 Nm de binário, graças a um motor 2.0 turbo acoplado a uma caixa de dupla embraiagem (DCT).

Mas ao que parece, as semelhanças com a versão de produção irão ficar-se pelo design. De acordo com os mais recentes rumores, a Hyundai vai apresentar duas versões do seu desportivo: uma variante mais «simpática» para a condução em estrada – com 250 cv – e outra orientada para a performance em pista, com 275 cv. Ambas vão estar equipadas com um motor 2.0 litros turbo de quatro cilindros, caixa manual de 6 velocidades (transmissão automática de 8 velocidades estará disponível posteriormente), chassis especialmente configurado, suspensão ajustável e um diferencial autoblocante.

Espera-se que o Hyundai i30 N possa ser apresentado ainda este ano, antes do início da fase de produção, prevista para o mês de dezembro.

Imagem em destaque: Hyundai RN30 Concept

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter