Em 20 anos, muito mudou na segurança automóvel. Muito mesmo!

Em 20 anos, muito mudou na segurança automóvel. Muito mesmo!

Rover 100

Para assinalar o seu 20º aniversário, o Euro NCAP juntou o passado e presente da segurança automóvel. As diferenças estão à vista.

Fundado em 1997, o Euro NCAP tem sido a organização independente responsável por avaliar a segurança dos novos modelos do mercado europeu, contribuindo para reduzir o número de acidentes rodoviários. Nestes últimos 20 anos foram investidos cerca de 160 milhões de euros.

AUTOPÉDIA: Porque é que os «crash tests» são realizados a 64 km/h?

Na semana em que completou o seu 20º aniversário, o Euro NCAP não quis deixar passar a data em branco e decidiu comparar dois modelos de épocas diferentes para perceber a evolução da segurança automóvel ao longo deste tempo. As cobaias foram o «velhinho» Rover 100, cuja base remonta aos anos 80, e o mais recente Honda Jazz. As diferenças entre os dois modelos são claras:

Além do óbvio choque tecnológico, fruto dos 20 anos que separam os dois modelos, relembramos que o Rover 100 registou um dos piores resultados de sempre nos testes de segurança. Pelo contrário, o novo Honda Jazz não só passou nos testes com distinção como foi premiado pelo Euro NCAP como o modelo mais seguro do segmento B.

Mais um bom motivo para trocares o teu carro antigo por um modelo mais recente.

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter