Notícias Ambulâncias na Suécia vão poder interromper a música nos automóveis

Ambulâncias na Suécia vão poder interromper a música nos automóveis

O objetivo é alertar os condutores com maior antecedência para a presença de uma ambulância em marcha de emergência.

Está a ser testada na Suécia uma tecnologia inovadora que, em teoria, vai permitir a circulação das ambulâncias com maior segurança nas ruas de Estocolmo. Esta tecnologia é capaz de emitir uma frequência (FM) a partir da ambulância para os veículos na sua proximidade, desde que estejam equipados com o comum sistema de transmissão de dados RDS.

Desta forma, a música que estiver a ser reproduzida (a partir do rádio, bluetooth, CD, etc) é substituída por uma mensagem de alerta, e além do aviso sono, o ecrã do rádio/multimédia exibe uma mensagem escrita. O timing da mensagem adapta-se consoante velocidade do tráfego naquele preciso momento.

RELACIONADO: Volvo V90 é viatura oficial da polícia sueca

“Muitas vezes os condutores têm escassos segundos para reagir e dar espaço aos veículos de emergência. O tempo ideal para alertar o condutor é de pelo menos 10 ou 15 segundos”, afirma Mikael Erneberg, investigador do Instituto de Tecnologia de Estocolmo e um dos responsáveis pelo projeto.

Este sistema vai começar a ser testado em Estocolmo nos próximos dois meses, num número limitado de veículos de emergência. Quando estiver terminada, os investigadores preveem que esta tecnologia possa chegar a dois terços dos veículos a circular na capital sueca.

Fonte: Wired

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter