Recharge No modo Recharge está a reduzir a sua pegada ecológica.

Obrigado por guardar energia para o que mais importa.

Uma iniciativa
x

Recharge

Estamos a guardar energia para o que mais importa.

Opel Astra estreia um novo sistema de «cruise control adaptativo»

A nova geração do «Adaptive Cruise Control» da Opel, disponível para o novo Astra, recorre a um sistema de radar e a uma câmara dianteira.

A Opel acaba de dar mais um pequeno passo para o futuro da condução autónoma na marca, ao apresentar a sua mais recente tecnologia de Cruise Control Adaptativo (ACC). Este sistema vai estar disponível como equipamento opcional para o novo Opel Astra (hatchback e sports tourer) com os motores a gasolina 1.4 Turbo (150 cv), 1.6 Turbo (200 cv) e o turbodiesel 1.6 CDTI (136 cv), equipados com caixa automática de seis velocidades.

De acordo com a Opel, por oposição aos programadores de velocidade convencionais, o novo Cruise Control Adaptativo oferece maior conforto à condução ao ajustar automaticamente a velocidade para manter uma distância predeterminada para o veículo da frente. Ao aproximar-se de um veículo mais lento, o Astra desacelera autonomamente e aplica travagem limitada, se necessário. Por outro lado, caso o veículo da frente acelere, este sistema faz aumentar a velocidade automaticamente, até ao ponto previamente programado.

Adaptive Cruise Control for Astra

Além do radar semelhante ao dos sistemas cruise control convencionais, o Cruise Control Adaptativo da Opel faz uso de uma câmara dianteira, responsável por localizar o veículo que segue à frente, na mesma faixa de rodagem, a velocidades entre 30 e 180 km/h.

ANTEVISÃO: Este é o novo Opel Insignia Grand Sport

Nas descidas, o sistema é agora capaz de aplicar os travões para manter uma velocidade constante, independentemente do tráfego. Em situações de “para-arranca”, o novo Astra é capaz de parar completamente e retomar o movimento em menos de três segundos, quando o veículo da frente volta a rolar (esta função só está disponível nos motores turbodiesel 1.6 CDTI e 1.6 Turbo a gasolina). Em alternativa, para encurtar este intervalo, basta premir o botão no volante “Set-/Res+” ou simplesmente carregar no acelerador para o carro arrancar.

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter

Mais artigos em Notícias