Notícias Protótipos do Grupo PSA já percorreram 60.000 km em modo autónomo

Protótipos do Grupo PSA já percorreram 60.000 km em modo autónomo

Quatro protótipos do Citroën C4 Picasso, equipados com sistema de condução autónoma, andam a percorrer desde o ano passado as vias rápidas europeias em modo “hands off”.

A condução autónoma é um dos temas quentes da atualidade da indústria automóvel, e desta vez foi o Grupo PSA (Peugeot, Citroën e DS) a revelar alguns detalhes sobre o seu programa do desenvolvimento de condução autónoma. De acordo com os responsáveis do grupo, os objetivos deste programa é trabalhar os diferentes aspetos da fiabilidade dos sistemas e detetar situações potencialmente perigosas, de modo a evoluir os algoritmos de condução e de inteligência de forma a garantir o adequado comportamento dos veículos.

Este programa do Grupo PSA tem contado com o apoio da System-X, VEDECOM, e também com o Centro Tecnológico do Automóvel da Galiza, em Espanha, na validação das interações entre o condutor e o veículo autónomo.

RELACIONADO: Grupo PSA revela consumos reais de 30 modelos

No total, foram avaliados em testes internos (ou pelos diferentes parceiros) 10 veículos autónomos desenvolvidos pelo Grupo PSA. Estão em curso novos pedidos de autorização para ampliar os testes em estrada aberta e assegurar que o veículo reage adequadamente em todos os casos com que se depara.

Em paralelo, o Grupo PSA anunciou que pretende envolver-se nas próximas semanas em novas experiências com condutores não especializados na condução em modo “Eyes off” (sem a supervisão do condutor), com o objetivo de avaliar a segurança em condições reais. A partir de 2018, o Grupo PSA irá disponibilizar recursos de condução automatizados nos seus modelos – sob a supervisão do condutor – e, a partir de 2020, as funções de condução autónoma já deverão permitir ao condutor delegar por completo a condução ao veículo.

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter