Notícias Nürburgring TOP 100: os mais rápidos do «Inferno Verde»

Lista

Nürburgring TOP 100: os mais rápidos do «Inferno Verde»

É um dos locais de maior culto para os amantes da velocidade. Nürburgring é sinónimo de desafio, coragem e capacidade técnica.

Ao longo dos últimos 10 anos, muitas marcas têm feito do Nürburgring a sua segunda casa. Circuito que serve de base para centenas de engenheiros e marcas, e onde são colocas à prova as soluções técnicas ditadas pelos cada vez mais complexos e completos algoritmos informáticos. Porque por mais desenvolvidos que sejam os programas informáticos, nada substitui a derradeira experiência no terreno. Nürburgring é sem dúvida «a prova dos nove».

Exigente, imprevisível e impiedoso, este traçado alemão com 20.832 km de extensão e 73 curvas (na configuração Nordschleife) tem sido palco de algumas das maiores rivalidades dos últimos tempos entre construtores. Ser rápido em Nürburgring significa mais vendas e mais prestígio.

RELACIONADO: Este é o novo patrão de 99% do Nürburgring

Na lista que agora publicamos, fornecida pelo conhecido site Nürburgringlaptimes, constam os 100 modelos de produção mais rápidos de sempre no «inferno verde» – alcunha pouco simpática (mas merecida) que se deve à intensa vegetação que circunda todo o traçado – portanto os modelos de competição não entram nesta lista. Entre outros modelos, podemos destacar o lugar #74 desta lista, ocupado pelo Volkswagen Golf Clubsport S. Um «simples» modelo de tração dianteira e motor 2.0 Turbo que ainda assim conseguiu um tempo mais rápido que outros modelos mais exóticos como o Lamborghini Murcielago ou o Ford GT.

Nos primeiros dois lugares da lista surgem dois modelos da Radical – que pese embora possam circular na via pública, são na verdade modelos de competição homologados para estrada. A fechar o Top 3 surge o primeiro carro de produção limitada, o Porsche 918 Spyder. Já acima da barreira dos 7 minutos surge o primeiro carro verdadeiramente de produção, o Nissan GT-R. Longe de ser uma lista pacífica, apontam-se muitas falhas aos tempos aqui presentes. Mas há algo que é pacífico: Nürburgring é o local por excelência para testar, não só carros desportivos, mas todos os carros sejam eles familiares, SUV’s ou de outro segmento qualquer.

Nota: nesta lista não constam alguns modelos mais recentes, por falta de um tempo fidedigno divulgado por uma marca ou por uma publicação da especialidade.

A NÃO PERDER: Vamos recuar mais de 50 anos e visitar o Nürburgring de outros tempos?

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter