Autopédia É assim que funciona o sistema de injeção de água

Motores

É assim que funciona o sistema de injeção de água

Injeção de água é uma tecnologia com elevado potencial e pela primeira vez vamos poder assistir ao seu funcionamento em vídeo.

Sistema de injeção de água

Na Razão Automóvel acreditamos que apesar de todas as evoluções tecnológicas nos veículos elétricos, o motor de combustão vai continuar entre nós durante muitos e bons anos. A evolução tecnológica tem elevado o nosso «amado» motor de combustão para patamares de eficiência e performance que até há bem pouco tempo atrás eram impensáveis.

Válvulas de comando eletrónico, motores com taxa de compressão variável, ignição de gasolina por compressão, e sistema de injeção de água são apenas três exemplos de tecnologias que demonstram que ainda não atingimos o limite de evolução desta tecnologia com mais de 100 anos.

Mas é esta última tecnologia — o sistema de injeção de água — que neste momento se afigura como mais próxima da massificação. Não só por se encontrar num estágio de evolução superior, mas também porque apresenta um grau de complexidade menor.

RELACIONADO: Se não estás a puxar pelo teu motor Diesel, então devias…

Para mostrar como funciona este sistema, a Bosch acaba de lançar um vídeo onde é possível assistir a todas as fases de funcionamento deste sistema pioneiro:

Como já referimos anteriormente, a injeção de água na câmara de combustão permite ganhos de eficiência na ordem dos 13%, em virtude da redução da temperatura dos gases ricos na câmara de combustão.

TUDO SOBRE: Porque é que injetar água nos motores vai ser a próxima grande tendência?

Atualização (11 de janeiro de 2019): Jason Fenske do canal YouTube Engineering Explained, debruça-se igualmente sobre esta temática, entrando mais em detalhe sobre o funcionamento do sistema de injeção de água presente no BMW M4 GTS. Vejam o vídeo.