Volkswagen 181 com motor Wankel da Mazda está à venda

Um Volkswagen 181 modificado com motor rotativo era tudo aquilo que precisavas para as tuas férias.

Trekker, no Reino Unido, Kurierwagen, na Alemanha, Volkswagen Safari no México e até mesmo “The Thing” nos EUA. Assim era conhecido o Volkswagen Type 181 um pouco por todo mundo, um modelo lançado no final dos anos 60 e que marcava a diferença por ser leve (995kg), compacto (3,78m de comprimento e 1,64m de largura) e por integrar um sistema de tração integral.

Mas dos exemplares que sobreviveram até hoje, nenhum se destaca como este. A Toy Barn Cars, empresa sediada nos EUA que se dedica à compra e venda de veículos usados, colocou à venda um exemplar de 1973 que além de estar em excelente estado de conservação, tem algo que o torna verdadeiramente especial.

A NÃO PERDER: “The King of Spin”: a história dos motores Wankel na Mazda

Em vez do “velho” motor de quatro cilindros o Volkswagen 181 é alimentado por um motor rotativo Mazda 13B turbo proveniente, ao que tudo indica, de um RX-7 da segunda geração. Apesar de já ter pouco mais de 43 mil quilómetros “nas pernas”, tudo funciona na perfeição, de acordo com a Toy Barn Cars. “O «The Thing» anda exatamente como se esperaria de um modelo altamente personalizado com motor rotativo”.

Além do motor – que obrigou a algumas modificações mecânicas – foram feitas pequenas alterações na carroçaria, enquanto que o interior continua minimalista e utilitário. O Volkswagen 181 está à venda no eBay por 23,897 dólares, cerca de 21.380 euros.

Volkswagen 181 (2)

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter

Mais artigos em Notícias

Os mais vistos

Pub