Notícias Mazda 6 adopta sistema G-Vectoring Control e não só…

Mazda 6 adopta sistema G-Vectoring Control e não só…

Após o ligeiro melhoramento efetuado o ano passado no Mazda 6, a marca de Hiroshima volta a refinar os atributos do seu modelo executivo.

Há quem defenda que em equipa vencedora não se mexe. A marca nipónica contraria essa ideia atualizando o pacote de conteúdos do Mazda 6 para continuar a vencer no competitivo segmento dos executivos do segmento D – isto após recentemente ter operado pequenas melhorias neste mesmo modelo. Desta vez o alvo das melhoria do Mazda 6 não foi estético mas sim tecnológico.

O Mazda 6 vai surgir em Portugal ainda antes do final do ano, equipado com o novo sistema de auxílio dinâmico da Mazda denominado G-Vectoring Control – sistema este que é parte integrante do recém-criado conceito Skyactiv Vehicle Dynamics apresentado pela primeira vez com o Mazda 3. Na prática o que este sistema faz é comandar de forma integrada o motor, caixa e chassis para aumentar o feeling de condução – Mazda chama-lhe Jinba Ittai, que significa “cavaleiro e cavalo como um só”.

Outra das novidades é o maior refinamento das motorizações Diesel common-rail SKYACTIV-D 2.2. Este motor, disponível nas variantes de 150 e 175 cv, integra três novos sistemas que prometem aumentar a capacidade de resposta e reduzir o ruído do motor: High-Precision DE Boost Control, solução que aumenta o controle de pressão do turbo boost e melhorar a resposta do acelerador; Natural Sound Smoother, sistema que utiliza um amortecedor para abafar o tradicional bater dos blocos Diesel; e Natural Sound Frequency Control, que adapta o timing do motor para neutralizar as ondas de pressão, suprimindo três bandas de frequência críticas em que os componentes do motor normalmente vibram de uma forma mais audível.

mazda 2017 1

A NÃO PERDER: Volkswagen 181 com motor Wankel da Mazda está à venda

Esta evolução na sonoridade do motor é complementada por uma melhoria global em matéria de isolamento a bordo da geração 2017 do Mazda, através da adoção de selagens de portas melhoradas, tolerâncias mais apertadas entre os painéis de carroçaria e materiais de isolamento acústico que foram adicionados ao fundo do modelo, na consola traseira, tejadilho e portas, para além dos vidros dianteiros laminados para supressão do ruído do vento.

No interior também há novidades, nomeadamente o sistema Active Driving Display (denominação do heads-up display da Mazda) de maior resolução, com um grafismo totalmente a cores para maior legibilidade sob diferentes condições de luz, tudo enriquecido por um novo ecrã multi-informação de 4,6 polegadas, TFT LCD a cores e com gráficos evoluídos. No exterior destaca-se a nova cor Machine Grey a partir de agora disponível para o modelo.

2017 Mazda6_Sedan_Action #01

Por fim, apoiado por níveis excelentes de segurança passiva, a geração 2017 do Mazda6 está disponível com uma gama completa de tecnologias de segurança activa i-ACTIVSENSE. Nelas incluem-se, em estreia na Europa, o novo Traffic Sign Recognition (TSR, de reconhecimento de sinais de trânsito) que identifica sinais de Entrada Proibida e de Limite de Velocidade, fornecendo alertas caso o condutor exceda esses limites, para além do sistema Advanced Smart City Brake Support (Advanced SCBS), que os anteriores lasers de infravermelho por uma câmara frontal com sensores, ampliando o intervalo de velocidade permitido pelo sistema na detecção de outros veículos.

Os renovados Mazda 6 chegam ao mercado nacional no último trimestre deste ano.

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter