Notícias Kevin Thomas, o britânico que está a reconstruir um Fórmula 1 na sua garagem

Kevin Thomas, o britânico que está a reconstruir um Fórmula 1 na sua garagem

Com as suas próprias mãos, Kevin Thomas pretende devolver a glória a este Caterham CT05#1.

Em 2014, o famoso multi-milionário malaio Tony Fernandes vendeu a equipa de Fórmula 1 da Caterham a um consórcio de investidores suíços e do Médio-Oriente. No ano seguinte, ao fim de apenas três temporadas no Campeonato Mundial de Fórmula 1, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) anunciou a exclusão oficial da Caterham de todas as competições, e pouco tempo depois, os ativos da equipa foram vendidos em leilão, incluindo os carros de competição.

Um dos sortudos foi o britânico Kevin Thomas, um «simples» entusiasta automóvel com um grande sentido de oportunidade. Por tuta-e-meia, Thomas conseguiu adquirir o Caterham CT05#1 (pilotado por Marcus Ericsson em 11 GP’s em 2014), um dos últimos modelos produzidos pela marca mas que à primeira vista não passava de uma velha “carcaça” desprovida de suspensão e de qualquer tipo de motorização.

Fórmula 1 Caterham (2)

VEJAM TAMBÉM: Este vídeo compara a velocidade de um F1 com outros carros de competição

Por esse motivo, o processo de reconstrução tem sido tudo menos fácil. Com a ajuda de Tom Sweet, um antigo fornecedor de peças para a Red Bull, Kevin Thomas conseguiu até agora recriar manualmente os braços de suspensão em fibra de carbono e toda a estrutura do motor.

Esta não é primeira vez que este entusiasta britânico se aventura num desafio deste género. Em 2013, Kevin Thomas criou na sua garagem uma réplica de um 003 da British American Racing, de 2001 – conhece a história aqui. Agora, Thomas tem em mãos um desafio ainda maior, tendo em conta o orçamento apertado. “Este projeto tornou-se maior do que o esperado, tem sido vinte vezes mais difícil mas também muito mais gratificante”, comentou o britânico. Todos os passos deste projeto podem ser acompanhados ao pormenor no website oficial.

Fórmula 1 Caterham (1)
Fórmula 1 Caterham (4)

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter