Logótipos

A História dos Logótipos: Volkswagen

Um "V" e um "W". Assim se fez o logótipo da Volkswagen, um dos mais reconhecidos a nível mundial. Mas que história esconde o emblema da marca alemã?

Já dizia Leonardo da Vinci que “a simplicidade é o último grau de sofisticação”, e a julgar pelo logótipo da Volkswagen, esta é uma teoria que se aplica também ao mundo das quatro rodas, no que aos logótipos diz respeito. Com apenas duas letras – um V por cima de um W – rodeadas por um círculo, a marca de Wolfsburgo conseguiu criar um símbolo que viria a marcar toda a indústria automóvel.

Na verdade, a história do logótipo da Volkswagen é alvo de alguma controvérsia. As origens do emblema remontam ao final da década de 30, altura em que a marca germânica dava os primeiros passos no sector. Aquando da inauguração da Volkswagenwerk, uma fábrica no norte da Alemanha, a Volkswagen terá lançado uma competição interna para a criação de um logótipo. O vencedor acabou por ser Franz Xaver Reimspiess, um engenheiro que foi também responsável por melhorar o motor do célebre “Carocha”. O logótipo – com uma roda dentada, símbolo da Frente de Trabalho Alemã – foi registado oficialmente em 1938.

logotipo volkswagen
Evolução logótipos Volkswagen

Contudo, o sueco Nikolai Borg, estudante de design, reclamou mais tarde os direitos legais sobre o logótipo, afirmando que teria recebido ordens expressas da Volkswagen para começar a desenvolver o emblema em 1939. Nikolai Borg, que veio a criar a sua própria agência de publicidade, jura até hoje ter sido ele o responsável pela ideia original do logótipo. O designer sueco tentou executar uma ação legal contra a marca, mas que acabou por se arrastar ao longo dos anos por falta de provas.

Desde a sua criação até aos dias de hoje, o logótipo Volkswagen não sofreu alterações significativas, como é possível ver pela imagem acima. Em 1967, o azul tornou-se na cor predominante, associada à lealdade e confiança que reconhecemos na marca. Em 1999, o logótipo ganhou formas tridimensionais, e mais recentemente, um efeito cromado, realçando a vontade da Volkswagen em manter-se atual sem abdicar de um emblema que nos é familiar.

Mais artigos em Clássicos

Os mais vistos