Clássicos O logótipo intemporal. Fique a saber tudo sobre o emblema da Volkswagen

Logótipos

O logótipo intemporal. Fique a saber tudo sobre o emblema da Volkswagen

Um "V" e um "W". Assim se fez o logótipo da Volkswagen, um dos mais reconhecidos a nível mundial. Mas que história esconde o emblema da marca alemã?

© Volkswagen

Já dizia Leonardo da Vinci que “a simplicidade é o último grau de sofisticação”, e a julgar pelo logótipo da Volkswagen, esta é uma teoria que tanto se aplica ao mundo das quatro rodas, como no que aos logótipos diz respeito.

Com apenas duas letras — um V por cima de um W — rodeadas por um círculo, a marca de Wolfsburgo conseguiu criar um símbolo que viria a marcar toda a indústria automóvel, e que perdura até aos dias de hoje.

Volkswagen Beetle, e a famosa «Pão de forma»
© Volkswagen Volkswagen Beetle, e a famosa «Pão de forma»

Na verdade, a história do logótipo da Volkswagen é alvo de alguma controvérsia. As origens do emblema remontam ao final da década de 30, altura em que a marca germânica dava os primeiros passos no sector.

Aquando da inauguração da Volkswagenwerk, uma fábrica no norte da Alemanha, a Volkswagen terá lançado uma competição interna para a criação de um logótipo. O vencedor acabou por ser Franz Xaver Reimspiess, um engenheiro que foi também responsável por melhorar o motor do célebre “Carocha”. O logótipo — com uma roda dentada, símbolo da Frente de Trabalho Alemã —, que foi registado oficialmente em 1938.

A realidade é que este logótipo acabou por não durar muitos anos, e em 1945 — depois da II Guerra Mundial —, o emblema voltou a ser alterado, sendo um dos mais famosos da marca, tendo ficado imortalizado nos modelos Beetle.

Depois de 15 anos, a Volkswagen alterou o seu logótipo inserindo-lhe uma moldura quadrangular. Esta alteração coincidiu com uma altura em que a marca alemã estava a entrar no mercado americano. No entanto, o quadrado não durou muito, e foi rapidamente «extinto».

logotipo volkswagen
Evolução logótipos Volkswagen

Em 1967, a marca volta à génese do símbolo de 1945, mas desta vez com outras cores — letras azuis sobre um fundo branco. Em 1978, o logótipo recebe outra vez uma atualização que consistiu única e exclusivamente na inversão das cores: letras brancas sobre um fundo azul.

Em 1995, a cor azul foi escurecida, e no início do séc. XXI o logótipo ganhou formas tridimensionais realçando a vontade da Volkswagen em manter-se atual sem abdicar de um emblema que nos é familiar.

Em 2019, a marca voltou a renovar o logótipo dando-lhe um aspeto mais «colorido». Saiba mais:

Sabe esta resposta?
Em que anos é que o Volkswagen Golf ganhou o troféu Carro do Ano em Portugal?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Volkswagen Golf. Vencedor do troféu Carro do Ano 2004 em Portugal