Clássicos Sabe a que se deve o cavalo representado no logótipo da Porsche?

Logótipos

Sabe a que se deve o cavalo representado no logótipo da Porsche?

Mais do que uma marca, a Porsche é também o nome de uma família que mudou a face da indústria automóvel. Vamos conhecer o seu símbolo?

logótipo da Porsche
© Porsche

Foi pelo génio de Ferdinand Porsche que, em 1931, nasceu na cidade de Estugarda a Porsche. Depois de ter estado na base da criação de diversos projetos como o Carocha, e ainda de alguns modelos eletrificados, o talentoso engenheiro alemão decidiu criar a sua própria marca, juntamente com o seu filho, Ferry Porsche.

O primeiro modelo de produção, no entanto, só surgiu 17 anos mais tarde, em 1948, e era o projeto n.º 356 de Ferdinand Porsche. Daí que o nome escolhido para esse modelo tenha sido… Porsche 356! Ou seja, até o primeiro Porsche entrar na linha de produção, foram «imaginados», pelo menos, mais de trezentos.

O Porsche 356 viria a ser também o primeiro modelo a ostentar o famoso emblema da marca, mas a adoção do primeiro (e único) logótipo da Porsche não foi imediata. Na realidade, apesar do lettering da Porsche ter surgido em 1950, só dois anos mais tarde é que o logótipo «deu ares da sua graça».

À segunda é de vez

O processo para começar o «desenho» do emblema da Porsche começou num concurso entre academias de arte alemãs, em 1951, cujo prémio eram mil marcos alemães. Porém, as coisas não correram como esperadas e nenhum dos designs conquistou o coração da Porsche.

Assim, quando ainda no mesmo ano, num jantar em Nova Iorque, Max Hoffman tentou convencer Ferry Porsche a criar um símbolo para a Porsche, este pôs mãos à obra.

“Os clientes gostam de ter um emblema da marca. São vaidosos e apreciam este género de pormenores nos seus carros. Dá-lhes exclusividade e pompa. O dono de um automóvel com um emblema tende a devotar-lhe um sentimento de lealdade.”

Max Hoffman, empresário americano

Quando voltou para a Alemanha, Porsche incutiu a Franz Xaver Reimspiess, designer da marca, e ao gestor publicitário, Herrmann Lapper, a missão de desenhar o logótipo. Desta forma, estes inspiraram-se no símbolo da cidade da Estugarda — daí o cavalo representado dentro de um escudo.

Ficou assim feito o símbolo que representa as raízes da empresa, a sua qualidade e o seu dinamismo: o cavalo representa a força e o vermelho e preto refletem as cores tradicionais do brasão de Württemberg-Hohenzollern.

Ler também: Porque é que a Ferrari e a Porsche têm um cavalo rampante no logótipo?

Em 1952, o logótipo da Porsche aparece pela primeira vez representado no Porsche 356. Primeiro no volante, a seguir nos tampões e mais tarde no capô (1965).

O brasão tão característico da marca foi evoluindo ao longo dos anos, mas pouco mudou em relação ao desenho original, tendo permanecido praticamente inalterado na dianteira dos modelos da marca até hoje.

Em 2023, para celebrar os 75 anos da Porsche, foi criado um novo logótipo — a sua sétima modificação, que para variar se manteve semelhante à que já existia, tendo sido apenas “cuidadosamente modernizado”.

Sabe esta resposta?
Qual foi o primeiro híbrido em série produzido no mundo?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Porsche Semper Vivus. O primeiro híbrido da história do automóvel