Notícias SOLO 3 Wheeler, o elétrico que quer ser o Carocha do séc. XXI

SOLO 3 Wheeler, o elétrico que quer ser o Carocha do séc. XXI

A produção do mais recente modelo elétrico da Electra Meccanica arranca no próximo mês de julho.

É elétrico, monolugar e tem apenas três rodas. O SOLO é o novo modelo da Electra Meccanica, uma marca canadiana fundada em 2015 e que pretende lançar-se no mercado com um modelo bastante diferente do que estamos habituados a ver. Mas que carro é este?

“Cerca de 90% das viagens são feitas apenas pelo condutor, sem nenhum passageiro. Porque é que temos de pagar mais por um carro de mais de uma tonelada se apenas transporta uma pessoa”? É esta a lógica por detrás deste projecto, e por isso mesmo o SOLO foi desenhado para cumprir as tarefas diárias em meios urbanos a um preço mais reduzido que o habitual. Jerry Kroll, co-fundador da marca, refere-se ao elétrico como “o Volkswagen Beetle do século XXI”, à época conhecido por carro do povo.

O SOLO é composto por uma carroçaria “fechada” ultra-leve que irá permitir um peso total do veículo de apenas 450 kg. O baixo centro de gravidade proporciona uma melhor dinâmica, e apesar de pequeno, o compartimento traseiro permite transportar “vário sacos de compras”, de acordo com a marca.

VEJAM TAMBÉM: Conduzimos o Morgan 3 Wheeler: soberbo!

Apesar de tudo, as prestações dão a entender que este não estamos perante um «pastelão» na estrada: as acelerações dos 0 aos 100 km/h cumprem-se em 8 segundos, enquanto que a velocidade máxima é de 120 km/h (valores estimados). Tudo isto graças a um motor traseiro elétrico de 82 cv de potência e 190 Nm de binário.

Em termos de autonomia, a Electra Meccanica anuncia um valor até 160 km. A duração do carregamento varia com a voltagem: a 110v, o elétrico demora cerca de 6 horas até completar o carregamento, sendo que a 220v o tempo de carregamento diminui para metade.

A produção terá início no próximo mês de julho, mas as encomendas já podem ser feitas no website da marca – de acordo com a Electra Meccanica, já terão sido feitas 20 500 encomendas. O SOLO será vendido por um preço a partir dos 15 mil dólares, cerca de 13,200 euros.

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter