Notícias Nikola One: conhece o «Tesla» dos camiões

Camião elétrico

Nikola One: conhece o «Tesla» dos camiões

A pouco mais cinco meses da apresentação oficial, a marca americana garante que não faltam interessados ao Nikola One, um camião americano 100% eléctrico.

Nikola One

Desde que apresentou o concept futurista e inovador no mês passado, a start-up americana Nikola Motor Company já terá conseguido angariar mais de 10 milhões de dólares em depósitos, graças a cerca de 7000 pré-reservas.

Mas o que tem este camião de especial?

O Nikola One é um camião de tracção integral com seis motores elétricos (dois para cada eixo), com o total de 2000 cv de potência e 5016 Nm de binário máximo. Graças a uma turbina de gás natural que carrega as baterias automaticamente e a um sistema de travagem regenerativa, este modelo tem uma autonomia estimada em 1930 km. As acelerações dos 0 aos 100 km/h cumprem-se em cerca de 30 segundos (com carga), duas vezes mais rápido que um modelo semelhante a gasóleo.

VEJAM TAMBÉM: Roborace é a competição do futuro com veículos 100% autónomos

“A nossa tecnologia está 10 a 15 anos à frente de qualquer outra proposta em termos de eficiência, consumos e emissões. Somos a única marca a ter um camião quase com emissões zero que mesmo assim é mais performante que os concorrentes a diesel. Ter mais de 7000 reservas cinco meses antes da cerimónia de apresentação é algo sem precedentes.”

Trevor Milton, CEO da Nikola Motor

A Nikola Motor Company já desenvolveu inclusivamente um programa de “leasing” com o custo de 5000 dólares por mês (4450 euros) e que inclui quilometragem e combustível ilimitados, garantia e manutenção. A apresentação oficial do protótipo está agendada para o próximo mês de dezembro.