Notícias Elétrico mais rápido do planeta faz 1.5 segundos dos 0 aos 100 km/h

Elétrico mais rápido do planeta faz 1.5 segundos dos 0 aos 100 km/h

O projecto de um conjunto de estudantes de duas universidades suíças culminou num novo recorde do Guinness.

O Grimsel, como é conhecido, é um modelo elétrico construído há cerca de dois anos por uma equipa de três dezenas de estudantes do Instituto Federal de Tecnologia de Zurique e da Universidade de Artes e Ciência Aplicada de Lucerna. Desenvolvido originalmente para a Formula Student, uma competição universitária internacional, o Grimsel já tinha batido o recorde de velocidade em 2014, mas acabou por ser superado no ano passado por um modelo da Universidade de Estugarda.

Como tal, o grupo de estudantes decidiu tentar recuperar o recorde perdido em 2015. Na base aérea de Dübendorf, na Suiça, o Grimsel foi capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em 1.513 segundos, numa distância de apenas 30 metros, o que constitui um novo recorde do Guinness – 0.2 segundos mais rápido que o anterior.

VEJAM TAMBÉM: Guia de compras: elétricos para todos os gostos

Mas qual o segredo para atingir tal velocidade num tão curto espaço de tempo? Além dos 200 cv de potência e quase 1700 Nm de binário, o monolugar elétrico pesa apenas 167 kg graças a uma carroçaria feita em fibra de carbono (inclusive o spoiler traseiro). De acordo com a equipa de estudantes, um pequeno computador de bordo controla individualmente a tracão de cada roda. Assiste ao recorde mundial em baixo:

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter