Notícias O novo Audi A5 Coupé, por dentro e por fora

O novo Audi A5 Coupé, por dentro e por fora

A Audi levou-nos até Ingolstadt para a revelação mundial do novo Audi A5 Coupé e para conhecermos o responsável pelo design deste modelo, Frank Lamberty. O nome não te diz nada? Poderás conhecer uma das suas criações, um tal de Audi R8.

Finalmente o Audi A5 foi completamente renovado e está pronto para fazer face aos seus adversários Mercedes Classe C Coupé, BMW Série 4 e não menos importante, Lexus RC. Num segmento altamente competitivo, onde todas as marcas jogam os seus melhores trunfos, o Audi A5 anuncia-se como um sério concorrente à liderança.

A NÃO PERDER: O nosso primeiro contacto com o novo Audi A3

Recordamos que passou quase uma década desde o lançamento da primeira geração do Audi A5, em 2007. Por conseguinte, nesta segunda geração é tudo novo. O A5 estreia um novo chassis, novas motorizações e as últimas tecnologias de infotainment e apoio à condução da marca de Ingolstadt.

Design

Para falar sobre o design do novo Audi A5 Coupé, nada melhor do que um dos responsáveis pelo projeto, Frank Lamberty. No seu currículo encontramos várias criações, desde a 1ª geração do Audi R8, até à geração B9 do Audi A4, aquela que está atualmente a exercer funções. É certo que gostos não se discutem, mas é sem dúvida alguém que sabe do que fala.

Audi A5 Coupé-69

Desde que entregou o projeto até ver o resultado final, materializado, passaram 2 anos e naquela sala onde estávamos a iniciar a conversa, um Audi S5 Coupé repousava para as fotografias “como se nada fosse”. O projeto começou há cinco anos.

Segundo Lamberty, em relação ao Audi A4, o novo Audi A5 Coupé marca logo uma posição mais emocional, assumindo a função que lhe compete: ser um desportivo. As luzes mais altas do que a grelha vão buscar inspiração aos GT, já a grelha (Audi Singleframe) é mais baixa e mais larga em relação ao A4.

O capot assume, ao centro, a forma de um V, como se escondesse um “motor gigante”. Segundo Frank Lamberty, esta forma em V é inédita na Audi e poderá voltar a surgir em futuros modelos desportivos da marca de Ingolstadt.

Estamos em estúdio com o novo Audi S5 Coupé | #NowThatsACoupé #Audi #A5 #a5coupe #premiere #new #audiforum #ingolstadt #germany #razaoautomovel #media #portugal

Uma foto publicada por Razão Automóvel (@razaoautomovel) a

“Um dos grandes objetivos foi manter a imagem forte da primeira geração” e aproveitar a história da marca. Prova disso é o vidro em forma de “triângulo” que encontramos na parte lateral traseira, inspirado no Audi quattro. Já o vinco lateral que percorre todo o carro foi pronunciado nesta geração. “O resultado é o cumprimento à risca do conceito de coupé GT, com um longo capot, traseira curta e generoso habitáculo”, garantiu Lamberty.

Chassis e peso

O chassis foi completamente renovado e segundo a Audi, permite ao Audi A5 enfrentar qualquer estrada sem dificuldade. O modelo conta agora com direção elétrica adaptativa.

No campo do peso também há melhorias, com o novo Audi A5 Coupé a acusar menos 60kg na balança. Já no coeficiente aerodinâmico é o líder no segmento, com 0.25 Cx.

Interior e Tecnologia

No interior encontramos um habitáculo completamente novo, em linha com os modelos mais recentes da marca dos anéis. Claro que a substituir o quadrante, está o Virtual Cockpit, provavelmente, a melhor invenção da Audi dos últimos anos (um ecrã de 12.3 polegadas com capacidade gráfica para correr o teu simulador favorito).

Um segundo ecrã de 8.3 polegadas está colocado ao centro do cockpit, exatamente como no novo Audi A4, já os controlos MMI com touchpad também não faltaram à chamada.

O Audi A5 Coupé está equipado com 4G, pode funcionar como hotspot de Wi-Fi e disponibiliza Apple Car Play e Android Auto para uma integração completa com o smartphone. Se ouvir música pelo Spotify é para ti uma realidade diária, aqui podes aproveitar as colunas Bang & Olufsen com tecnologia 3D e seguir viagem com um concerto a bordo.

Assistência à condução

Nove anos depois do lançamento da primeira geração do Audi A5, falamos mais em condução autónoma do que nunca. Esta nova geração vem com a lição estudada e trás consigo desde o cruise control adaptativo com função Stop&Go, até aos sistemas Audi pre sense e câmara de reconhecimento de sinais de trânsito.

Motorizações

Se as motorizações V6 a gasolina e Diesel contam com sistema quattro de série, já nas motorizações de 4 cilindros este sistema está agora também disponível, mas como opcional.

A potência nos Diesel está entre os 190 cv (2.0 TDI) e os 218 cv e 286 cv (3.0 TDI). Quando comparados com o modelo anterior, a performance melhorou 17% e o consumo reduziu 22%.

Audi A5 Coupé-25

A caixa manual de 6 velocidades pode ser utilizada nas motorizações de 4 cilindros e no 3.0 TDI de 218 cv, bem como a caixa S-tronic de 7 velocidades. Já a caixa de 8 velocidades tiptronic é exclusiva das motorizações mais potentes: 3.0 TDI de 286 cv e 3.0 TFSI de 356 cv do Audi S5 Coupé.

O softcore Audi S5 Coupé

Até ao lançamento do Audi RS5 Coupé, o Audi S5 Coupé é a versão mais vitaminada do coupé germânico. O novo motor V6 3.0 TFSI debita 356 cv e tem um consumo anunciado de 7.3 l/100 km. O tradicional sprint dos 0-100 km/h cumpre-se em 4.7 segundos.

Em breve conhecerás as nossas primeiras impressões ao volante, desta vez em Portugal. A Audi escolheu a região do Douro para os testes em estrada do novo Audi A5 Coupé e nós vamos lá estar para te dar todos os detalhes em primeira mão.

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter