Novo Peugeot 3008 sai do armário…

Novo Peugeot 3008 sai do armário…

… e assume-se como um verdadeiro SUV. O modelo francês abandonou as antigas formas a «meio caminho» entre um SUV e um monovolume e apresenta-se mais musculado e dinâmico nesta nova geração.

A nova geração do Peugeot 3008 marca a chegada do modelo francês a um segmento SUV em expansão, cada vez maior e mais diversificado. Mais moderno e agora com uma arquitectura bem definida, o novo modelo da marca do leão apresenta-se com argumentos renovados para fazer frente aos seus rivais.

Mas que argumentos são esses?

Por fora, a marca apostou num design dinâmico e equilibrado, que se distancia do modelo anterior e realça o óbvio – trata-se de um SUV. Como tal, o Peugeot 3008 integra todas as características inerentes a este tipo de silhueta: secção frontal mais vertical, capot longo e horizontal e uma linha de cintura elevada. Desde as proteções em redor do veículo até às barras de tejadilho, o Peugeot 3008 mistura versatilidade com sofisticação.

Peugeot 3008 (4)

A aparência simples e moderna extende-se até à traseira, onde o destaque vai para a faixa horizontal em preto brilhante que integra as luzes LED opalescentes divididas em três “garras” identificáveis de dia e de noite, que fazem parte da assinatura de design da Peugeot.

Com 4,45 m de comprimento, o novo modelo é 8 cm mais longo que o seu antecessor, um incremento que proporciona uma maior quota de habitabilidade e maior capacidade da bagageira (520 l). A abertura e fecho motorizado do portão de bagageira (“Easy Open”) faz-se com um simples gesto de pé sob o para-choques traseiro.

Apesar do aumento das proporções, o peso total do conjunto sofreu uma redução de 100 kg – em benefício dos consumos, segurança passiva e performance – graças a uma melhor otimização dos materiais.

Interior também evoluí

No interior, o Peugeot 3008 integra a 2ª geração do i-Cockpit. Graças ao painel de instrumentos configurável de 12,3 polegadas e ao ecrã tátil de 8 polegadas colocado ao centro do painel de bordo, esta tecnologia reduz ao máximo o número de botões “físicos”, proporcionando uma experiência de utilização mais intuitiva e permitindo que o condutor se foque naquilo que realmente interessa: na condução.

Peugeot 3008 (5)

VEJAM TAMBÉM: A História dos logótipos: o eterno leão da Peugeot

O Peugeot 3008 está ainda equipado de série com a tecnologia Mirror Screen, sistema de navegação 3D conectada (TomTom Traffic) e sistema de som composto por 10 altifalantes com assinatura da marca francesa Focal.

Além disso, o conforto e a funcionalidade foram outras das prioridades da marca. Por isso, podemos contar com um teto de abrir panorâmico equipado com uma cortina e guias de luz, bancos dianteiros com sistema de massagem em 8 pontos e bancos traseiros e do passageiro da frente rebatíveis, permitindo uma configuração versátil do habitáculo. O volante foi redesenhado e está agora mais compacto, alargando ainda mais o campo de visão e o espaço para as pernas do condutor.

Peugeot 3008 (11)

RELACIONADO: A História dos logótipos: o eterno leão da Peugeot

Como não podia deixar de ser, o Peugeot 3008 surge equipado com um arsenal de sistemas de ajuda à condução, entre os quais os habituais sistemas de Travagem Automática de Emergência, Alerta de risco de colisão, Alerta de transposição involuntária de faixa de rodagem, Sistema de detecção de fadiga, Reconhecimento dos sinais de trânsito, Cruise Control adaptativo com a função Stop (BVA) e Sistema de vigilância do ângulo morto.

Falando de motores…

Quanto às motorizações, o novo SUV recorre à habitual gama de blocos BlueHDi e PureTec, quer com caixa manual quer automática. A gasolina, estão disponíveis os motores 1.2 PureTech de 130 cv e 1.6 THP de 165 cv, enquanto que na oferta a diesel podemos contar com um bloco 1.6 BlueHDi de 100 cv e 120 cv e um motor 2.0 BlueHDi de 150 cv ou 180 cv.

O Peugeot 3008 será apresentado no Salão de Paris antes de iniciar a sua comercialização internacional a partir do mês de outubro, com preços ainda por anunciar.

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter