Clássicos De Toyoda para Toyota. A história do logótipo da marca

Logótipos

De Toyoda para Toyota. A história do logótipo da marca

De Toyoda a Toyota. De fábrica de têxtil a fábrica de automóveis. Um logótipo e muitas argolas. Saiba aqui o que significa.

Toyota Camry 1991
© Toyota

Tal como muitos outros fabricantes da indústria automóvel, a Toyota não começou por produzir carros. A história da marca nipónica remonta a meados da década de 20, altura em que Sakichi Toyoda desenvolveu uma série de teares automáticos, bastante avançados para a época.

Após a sua morte, a marca abandonou a indústria têxtil e agarrou com unhas e dentes a produção de veículos automóveis (inspirada naquilo que se fazia no velho continente), que ficou a cargo do filho, Kiichiro Toyoda.

Toyota Corolla Archive 1.6 GT
© Toyota Toyota Corolla 1.6 GT

Em 1936, a empresa — que vendia os seus veículos com o nome de família “Toyoda” —, lançou um concurso público para a criação de um novo logótipo. De entre as mais de 27 mil participações, o desenho escolhido acabou por ser os três caracteres japoneses (トヨタ) que juntos traduziam “Toyota“.

Porquê a mudança? Ao contrário do nome de família, “Toyota” apenas precisa de oito pinceladas para ser escrito — o que corresponde ao número da sorte japonês —, e era visualmente e foneticamente mais simples.

Um ano depois, e já com o primeiro modelo — Toyota AA —, a circular nas estradas japonesas, foi fundada a Toyota Motor Company.


Porém, nos anos 80 a Toyota começou a aperceber-se de que o seu logótipo era pouco atrativo para os mercados internacionais, o que fez com que a marca passasse a usar com frequência o nome “Toyota” em vez das tradicionais insígnias.

Toyota Celica GT
© Toyota Toyota Celica GT

Como tal, em 1989, a Toyota lançou um novo logótipo para celebrar os seus 50 anos, que consistia em duas ovais perpendiculares e sobrepostas dentro de uma argola maior.

Cada uma destas formas geométricas recebeu diferentes contornos e espessuras, semelhante à arte “brush” proveniente da cultura japonesa.

Ler também: Leão ou leoa? Qual a verdadeira história do logótipo da Peugeot

Inicialmente, pensava-se que este símbolo era apenas um embrenhado de argolas sem valor histórico, escolhido democraticamente pela marca e cujo valor simbólico ficava à imaginação de cada um. Mais tarde, chegou-se à conclusão de que as duas ovais perpendiculares dentro da argola maior representavam dois corações — o do cliente e o da empresa —, e a oval exterior simbolizava “o mundo a abraçar a Toyota”.

Contudo, o logótipo da Toyota esconde um significado mais lógico e plausível: cada uma das seis letras do nome da marca estão desenhadas de forma subtil no símbolo através das argolas.

toyota

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançado o Toyota Sera?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Toyota Sera. Terá sido este pequeno coupé o mais extravagante da Toyota?