Notícias Audi organiza 2ª edição do campeonato para carros autónomos à escala 1:8

Audi organiza 2ª edição do campeonato para carros autónomos à escala 1:8

Oito equipas universitárias vão disputar a 2ª edição do Audi Autonomous Driving Cup, que terá lugar no museu da marca em Ingolstadt entre os dias 22 e 24 de março.

As equipas são compostas no máximo por 5 estudantes de oito universidades alemãs. Tendo por base o software inicial desenvolvido pela marca para o Audi Q5 (à escala 1:8), as equipas criaram a sua própria arquitectura, capaz de interpretar cada situação correctamente e controlar o carro de forma a evitar erros.

“Os estudantes optimizam os carros como se de um modelo real se tratasse”, explicou Lars Mesow, membro do comité da prova. Graças ao circuito escolhido, que reflete as condições reais de estrada, a marca espera poder tirar conclusões no que diz respeito às situações da vida real.

No último dia de competição cada equipa terá de apresentar uma tarefa adicional para o seu modelo – fase freestyle – onde o elemento chave será a criatividade.

VEJAM TAMBÉM: Audi RS7 piloted driving: o concept que vai derrotar os humanos

O principal sensor usado para este modelo é uma câmara a cores que identifica o piso, sinais de trânsito, obstáculos na via de circulação e outros veículos. Além disso, este sistema é complementado por 10 sensores ultra-som e um sensor de aceleração que regista a direcção do veículo.

A equipa com a pontuação mais alta no final da competição irá receber um prémio de 10 mil euros, enquanto que o 2º e 3º classificados recebem 5,000 e 1,000 euros, respectivamente. Além dos prémios monetários, de acordo com a Audi, a competição irá permitir estabelecer contacto entre a marca e os participantes com vista a potenciais propostas de emprego.

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter