Notícias Vulcano Titanium: o primeiro super desportivo construído em titânio

Vulcano Titanium: o primeiro super desportivo construído em titânio

O desportivo da empresa italiana Icona será um dos destaques do Salão Top Marques, no Mónaco.

A história desde modelo remonta a 2011, altura em que é lançado o primeiro concept “Icona Fuselage” pela empresa fundada em Turim. O objectivo era criar um carro com um aspecto dominante que refletisse uma potência avassaladora, mas que ao mesmo tempo preservasse a mestria do design italiano.

Nesse sentido, foram discutidas várias ideias nos meses seguintes mas só em 2013 no Salão de Xangai foi apresentada a versão final, o Icona Vulcano. Desde então, o modelo tem sido presença assídua em vários certames internacionais, e o sucesso foi tal que a empresa decidiu fazer um upgrade ao seu desportivo.

VEJAM TAMBÉM: Carbono termoplástico vs carbo-titânio: revolução compósita

Para isso, a Icona juntou-se a um dos seu parceiros de longa data, a Cecomp, e desenhou um super desportivo com carroçaria em titânio e fibra de carbono, algo inédito na indústria automóvel. Todo o trabalho foi feito à mão e demorou mais de 10,000 horas a ser concluído. O design foi inspirado no Blackbird SR-71, o avião mais rápido do mundo.

Contudo, o Vulcano Titanium não é apenas fogo de vista: debaixo do capô está um bloco V8 6.2 com 670 cv e 840 Nm, e segundo a Icona, é possível elevar os níveis de potência para os 1000cv caso o proprietário assim o pretenda. Todo o desenvolvimento deste motor ficou a cargo de Claudio Lombardi e Mario Cavagnero, ambos responsáveis por alguns dos carros de competição mais vitoriosos do mundo.

O Vulcano Titanium estará em exibição na 13ª edição do Salão Top Marques, que terá lugar no Fórum Grimaldi (Mónaco) entre os dias 14 e 17 de Abril.

Vulcano Titanium (9)

Imagens: Icona

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter