Volvo V90 revelada: quem sabe, não esquece

Volvo V90 revelada: quem sabe, não esquece

A Volvo V90 foi revelada em Estocolmo à hora marcada. É o terceiro modelo a utilizar a plataforma modular SPA e a Volvo a demonstrar que não se esqueceu como se faz uma carrinha familiar.

Foi com o objectivo de cimentar a sua posição neste segmento que a Volvo lançou a sua nova carrinha, que se mantém fiel às suas origens, mas com soluções modernas e inovadoras. “Na cabeça de muitas pessoas somos a marca de referência no que toca a carrinhas familiares, e embora sejamos muito mais do que isso, temos bastante orgulho em transportar essa herança para a Volvo V90”, afirma Håkan Samuelsson, CEO da Volvo.

No design exterior, que já era conhecido desde a semana passada, destacam-se as linhas rectas na traseira e os faróis característicos da marca. Como era esperado, a dianteira transitou da versão limousineS90 – e recorre aos faróis LED “Martelo de Thor” e à tradicional grelha da marca sueca.

VEJAM TAMBÉM: Clientes da Volvo querem volante nos automóveis autónomos

Para o vice-presidente do departamento de design, Thomas Ingenlath, a nova Volvo V90 “combina a experiência luxuosa com a vertente funcional dos modelos anteriores, devido às soluções de espaço e aos sistemas de conectividade”. Por falar em conectividade, a Volvo V90 possibilita a integração com o sistema Apple CarPlay e está equipado com uma tecnologia de condução autónoma e um alargado sistema de segurança.

A marca sueca privilegiou também a mecânica e experiência de condução. “A nossa tecnologia PowerPulse foi desenhada para maximizar a performance da nossa oferta a diesel, enquanto que a motorização híbrida T8 usufrui de uma autonomia elétrica de 50km”, afirma Peter Mertens, responsável pela pesquisa e desenvolvimento da marca.

Quanto ao leque motorizações, a Volvo oferece 3 opções distintas para o Volvo V90: um bloco T5 2.0 com 254cv e 350Nm, um bloco T6 2.0 com 320cv e 400Nm e uma motorização híbrida com um total de 407cv e 400Nm. Enquanto que a primeira versão surge equipada com tracção dianteira, as duas últimas dispõem de um sistema de tracção integral. Segundo a marca, a versão mais potente acelera dos 0 aos 100km/h em apenas 5.2 e apresenta consumos combinados de 2.1 l/100km. A mais recente carrinha da Volvo poderá ser vista ao pormenor no próximo Salão de Genebra.

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter