Seat Ateca, as primeiras imagens do SUV espanhol

Seat Ateca, as primeiras imagens do SUV espanhol

seat ateca

Um conjunto de imagens do novo Seat Ateca acabam de ser reveladas antes da apresentação mundial do modelo, agendada para o Salão de Genebra.

Os SUV’s têm vindo a ganhar cada vez mais quota de mercado na Europa, tornando-se por isso imperativo para as marcas ter oferta neste segmento. Consciente desta realidade, a Seat não podia continuar fora do «campeonato dos SUV» e desenvolveu o Ateca, o primeiro SUV da história da marca.

Depois da excelente recepção do novo Seat Leon, não é de estranhar que a equipa de design da marca espanhola tenha seguido a receita estilística deste modelo para lançar-se no segmento dos SUV – naturalmente apimentando toda a carroçaria com umas proporções 100% SUV e recorrendo a alguns elementos exclusivos deste modelo. O resultado não surpreende mas resulta muito equilibrado.

Seat Ateca

Quanto à plataforma técnica, tal como tínhamos avançado anteriormente, o Seat Ateca recorre aos préstimos da comprovada plataforma MQB do Grupo Volkswagen – ou seja, a mesma plataforma do Audi A3, Volkswagen Golf, Skoda Octavia e Seat Leon.

No interior, voltamos a encontrar semelhanças com o Seat Leon. O design e a orientação dos comandos é similar ao Leon mas a posição de condução deverá ser mais elevada. Quanto a motores, ainda não há informações oficiais. No entanto à quem avance que o Seat Ateca possa ser associado ao motor 1.0 TSI de 110cv (entrada da gama). Uma motorização que a confirmar-se no line-up do modelo, poderá vir a revelar-se um importante trunfo face à concorrência (baixos consumos, boa performance e preço concorrencial). Para além desta, espera-se também o recurso ao conhecido motor 1.6 TDI de 110cv, 2.0 TDI nas versões de 150 e 184cv e um 1.4 TSI com desactivação de cilindros com 150cv.

De onde vem o nome Ateca?

Apesar de ter sido avançado o nome Tecta, a Seat decidiu baptizar o seu primeiro SUV com outro nome: Ateca.  Não sabemos se o nome Ateca é uma referência ao município espanhol com o mesmo nome. No entanto – tendo em consideração a tradição da Seat de baptizar os seus modelos com nomes de cidades espanholas – é muito provável que assim seja. Ibiza, Leon, Toledo, Alhambra são bons exemplos, apenas o Exeo foi excepção a esta tradição da Seat.

O municipio de Ateca é um pequeno povoado da província de Saragoça com apenas 2068 habitantes. Uma zona conhecida pelas suas extensas e remotas paisagem que apelam à aventura e à evasão. Se assim for, é sem dúvida uma boa associação para um SUV.

Infelizmente, teremos de esperar pelo Salão de Genebra (já no início de março) para confirmar estas e outras informações. Com chegada ao mercado prevista para o segundo semestre deste ano, o Seat Ateca terá pela frente uma forte concorrência, entre outros: o Volkwagen Tiguan, Kia Sportage, Hyundai Tucson e Nissan Qashqai.

Fiquem com a galeria de imagens:

Nota: Estas imagens foram divulgadas pelo WorldCarFans e resultam de um leak da marca espanhola.

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter