Recharge No modo Recharge está a reduzir a sua pegada ecológica.

Obrigado por guardar energia para o que mais importa.

Uma iniciativa
x

Recharge

Estamos a guardar energia para o que mais importa.

Riversimple Rasa: “bombinha” de hidrogénio

A empresa britânica Riversimple desenvolveu um novo veículo movido a células de hidrogénio.

“Mobilidade a custo zero para o planeta”. É este o slogan do novo carro a hidrogénio da Riversimple – “Rasa” – que segue as tendências dos veículos com motorizações alternativas, e neste caso… radicais. De acordo com a marca, este protótipo é 100% road-legal. No exterior, a Riversimple optou por uma carroçaria aerodinâmica em formato “coupé”, que cobre as rodas traseiras, e na qual se destacam as portas “tesoura”. Já no interior, o Rasa mantém o aspecto bastante minimalista e funcional. O projeto ficou a cargo de Chris Reitz, antigo chefe de design do Fiat 500.

VEJAM TAMBÉM: Audi h-tron quattro: apostar no hidrogénio

O compacto de dois lugares de apenas 580kg consegue percorrer 480 km com 1,5 kg de hidrogénio. Quanto às prestações, o Riversimple Rasa acelera dos 0 aos 100 km/h em 10 segundos e atinge uma velocidade máxima de 100 km/h, tem 11 cv de potência.

Este veículo não poderá ser comprado, apenas alugado, por um preço ainda por determinar. Durante esse período, a Riversimple presta a manutenção, custos de reparação, combustível e seguro. A marca pretende agora angariar fundos para a construção de 20 protótipos até ao final do ano. Depois de testado, o Rasa irá avançar para a fase de produção – o lançamento está previsto para apenas para 2018.

Rasa hidrogénio (2)
Rasa hidrogénio (4)
Rasa hidrogénio (1)

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter

Mais artigos em Notícias