Novo Porsche 911 R poderá ser revelado em Genebra

Novo Porsche 911 R poderá ser revelado em Genebra

A marca alemã vai apresentar um novo modelo no certame helvético. Rumores apontam para um 911 à «moda antiga».

A poucos dias do Salão de Genebra, a Porsche garantiu que vai apresentar um novo modelo no evento helvético. Com os novos 718 já desvendados, a marca de Estugarda ainda não divulgou qual será o novo modelo que vai apresentar. Rumores apontam para uma reedição do Porsche 911 R de 1967, versão que no próximo ano cumpre o seu 50º aniversário – a imagem em destaque baseia-se no 911 GT3 e é meramente especulativa.

Recordamos que o 911 R original era uma versão hardcore do 911 convencional (imagem abaixo). Pensado para competir em ralis e em provas de resistência, o 911 R foi produzido em número muitíssimo limitado (apenas 23 exemplares) e com recurso ao motor do Carrera 6 (1991cc e 210cv!). Este modelo pesava uns impressionantes 822kg graças à adopção de várias soluções lightweight, nomeadamente vidros em plexiglass, painéis de alumínio e fibra de vidro – nem os mecanismos das portas escaparam à dieta (os puxadores e manivelas foram substituídos por cordéis).

027-amelia-island-porsche-911

RELACIONADO: A evolução do Porsche 911 num minuto

Naturalmente, o novo Porsche 911 R não será tão hardcore por contingências da modernidade, mas manterá vivo o espírito purista do primeiro 911 R.

Tudo indica que a Porsche vai partir da plataforma do 911 GT3 (nas imagens podem ver uma mula de testes que acreditamos ser do 911 R) e que vai abdicar do spoiler traseiro e da caixa de dupla embraiagem PDK em favor de uma caixa manual de 7 velocidades. Não é tudo. São esperadas modificações no chassis e nas ligações ao solo para que o comportamento dinâmico do 911 R seja mais solto e divertido. O motor, esse será naturalmente aspirado e estima-se que desenvolva 450cv de potência máxima – o regime de rotação máximo poderá chegar às 9.000 rpm! Respirem…

Em suma, um Porsche 911 moderno focado no prazer de condução e pouco preocupado com os ditames dos cronómetro. Só para puristas da condução. A Razão Automóvel vai estar no Salão de Genebra para confirmar tudo isto.

Porsche-911-R

Fonte: Total911

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter