Porsche desvenda novos 718 Boxster e 718 Boxster S

Vinte anos depois da estreia mundial do primeiro Boxster, o roadster alemão regressa ainda mais potente e dinâmico.

O novo roadster da casa de Estugarda mantém a tradição dos motores de quatro cilindros opostos que foram utilizados no Porsche 718 com motor central, modelo que venceu inúmeras provas de competição nos anos 60. Duas décadas depois do lançamento do primeiro descapotável de dois lugares, a Porsche lança dois novos modelos – 718 Boxster e 718 Boxster S.

De facto, o principal foco desta nova geração é o motor sobrealimentado de quatro cilindros totalmente renovado. O 718 Boxster oferece 300 cv de potência a partir do motor 2.0, enquanto o 718 Boxster S debita 350 cv do seu bloco de 2,5 litros.  Os ganhos de potência fixam-se nos 35 cv, enquanto que os consumos apresentam melhorias até 14%.

A sobrealimentação dos motores da nova geração 718 Boxster aumenta significativamente o binário: o motor de dois litros do 718 Boxster tem um binário máximo de 380 Nm (mais 100 Nm que o anterior); já o bloco 2,5 litros do 718 Boxster S chega aos 420 Nm (mais 60 Nm). Ambos possuem caixa manual de seis velocidades.

Naturalmente, as prestações o novo roadster alemão são também superiores às dos seus antecessores. O 718 Boxster – com caixa PDK e o Pacote Sport Chrono – acelera dos 0 aos 100 km/h em 4,7 segundos (0,8 segundos mais rápido), enquanto que o 718 Boxster S, com o mesmo equipamento, cumpre este exercício em apenas 4,2 segundos (0,6 segundos mais rápido). A velocidade máxima é de 275 km/h para o 718 Boxster e a de 285 km/h e 718 Boxster S.

PMXX_6

Como não poderia deixar de ser, o 718 Boxster é reconhecido desde o primeiro olhar pelo seu perfil acutilante e aspecto dinâmico. No entanto, a Porsche apostou em formas mais distintivas, a começar pela secção dianteira ainda mais larga e admissões de ar de maiores dimensões. Além disso, este modelo apresenta novos faróis bi-xénon com luzes diurnas em LED integradas, asas estilizadas, novas embaladeiras, portas redesenhadas e suspensão rebaixada, o que confere uma aparência mais masculina

Tal como o 718 original, o novo roadster impressiona em termos de dinâmica. O chassis foi totalmente revisto para melhorar a performance em curva, enquanto que a direcção electromecânica 10% mais directa e sistema de travagem melhorado garantem mais agilidade – os apaixonados pela condução desportiva não vão ficar desiludidos.

PMXX_1

Dentro do habitáculo, o 718 Boxster não foge muito ao conceito da marca; a grande novidade é o painel de instrumentos melhorado que dá forma ao cockpit. Destaque ainda para o Porsche Communication Management com ecrã touchscreen (incluído de série) e para o módulo de navegação com controlo por voz (opcional).

O Porsche 718 Boxster será apresentado no próximo Salão de Genebra, no mês de março. Já a chegada do desportivo aos concessionários portugueses deverá ocorrer um mês depois com um preço inicial de 64.433 euros para o 718 Boxster e 82.046 euros para o 718 Boxster S.

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter