Notícias GNR intensifica operação “Smartphone, Smartdrive”

GNR intensifica operação “Smartphone, Smartdrive”

Durante hoje e amanhã a GNR vai intensificar a fiscalização do uso indevido do telemóvel durante a condução.

Durante o dia 28 e 29 de janeiro, a Guarda Nacional Republicana vai mais uma vez por em prática a operação “Smartphone, Smartdrive”, que pretende prevenir a sinistralidade rodoviária associada à utilização incorrecta de telemóveis, tablets, ou dispositivos similares durante a condução.

A incorrecta utilização e o manuseamento dos telemóveis ou dispositivos similares durante a condução, para a realização de chamadas, envio de mensagens ou consulta de redes sociais, limita as capacidades do condutor, provocando distração visual (tirar os olhos da estrada), limitação motora (tirar as mãos do volante) e condicionamente cognitivo (abstrair a mente da condução).

Em resultado da intensificação da fiscalização da GNR, no último ano foram controladas mais de 1 milhão e 400 mil viaturas, tendo sido detectadas cerca de 29 mil infracções por uso indevido do telemóvel durante a condução, das quais 3 675 ocorreram em Lisboa e 4 826 no Porto. Para acederes à lista completa distribuída geograficamente clica aqui.

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter