Notícias Motor V16 do Devel Sixteen atinge 4515 cv em testes de potência

Motor V16 do Devel Sixteen atinge 4515 cv em testes de potência

O motor do Devel Sixteen, o irreverente protótipo das arábias desvendado há dois anos, provou a sua pujança num banco de ensaio.

Devel Sixteen

Lembram-se deste desportivo exótico apresentado em 2013 no Salão Automóvel do Dubai? O mesmo que prometia uma potência exorbitante e que despertou muitas dúvidas no mundo automóvel? Segundo a marca árabe, o Devel Sixteen é uma proposta inovadora que promete envergonhar modelos como o Bugatti Veyron.

As especificações são, de facto, de perder a cabeça: motor V16 quad-turbo de 12,3 litros que proporciona uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em escassos 1,8 segundos e uma velocidade máxima de 563 km/h (vamos acreditar…).

VEJAM TAMBÉM: Inferno, o supercarro mexicano de 1400cv

De acordo com a Steve Morris Engines (SME), responsável pelo bloco V16 do Devel Sixteen, o motor é capaz de atingir os 5000 cv de potência. É difícil de acreditar, não é? Por isso mesmo, a marca árabe quis provar que este motor não é para brincadeiras e colocou-o num banco de ensaios. O resultado? O motor foi capaz de debitar 4515 cv a 6900 rpm.

No entanto, a SME garante que o motor conseguiria chegar aos 5000 cv caso o “dyno” suportasse toda essa potência. Mesmo assim, a performance do motor V16 não deixa de ser bastante impressionante, apesar da sua implementação num carro de produção ser ainda um projecto demasiado “verde”.

Podes ver os testes a este motor V16 no vídeo em baixo: