Notícias Mercedes-Benz Classe G: novos preços e mais performance

Mercedes-Benz Classe G: novos preços e mais performance

A gama de jipes da marca alemã foi renovada e conta agora com dois novos modelos: AMG Edition 463 e G 500 4×4².

A Mercedes-Benz divulgou os novos preços do Classe G assim como diversas melhorias num modelo que já conta com 35 anos de história. Todos os modelos Classe G oferecem agora uma potência superior em cerca de 16%, bem como um menor consumo de combustível na ordem dos 17%.

O novo motor de 8 cilindros do G 500 tem por base a nova geração de motores V8 desenvolvidos pela Mercedes-AMG, que já evidenciaram níveis excecionais de performance nos modelos Mercedes-AMG GT e Mercedes-AMG C 63. Para a sua utilização no modelo Classe G, o V8 foi sujeito a algumas modificações, produzindo uma potência 310 kW (422 CV) e um binário de 610 Nm.

A NÃO PERDER: Conheçam a lista de candidatos ao prémio Carro do Ano 2016

Os motores das restantes versões do Classe G também foram aperfeiçoados. O G 350 d beneficia de um aumento de potência dos 155 kW (211 CV) para 180 kW (245 CV), acompanhado de um aumento do binário de 540 para 600 Nm. O G 350 d acelera agora dos 0 aos 100 km/h em 8,8 segundos, ao invés dos anteriores 9,1 segundos. O consumo combinado NEDC diminuiu dos 11,2 litros/100 km para os 9,9 l/100 km. Por seu turno, o AMG G 63 debita agora uma potência de 420 kW (571 CV), superior aos anteriores 400 kW (544 CV), com um binário de 760 Nm.

A configuração da suspensão de série foi modificada, com amortecedores otimizados para um melhor controlo da carroçaria e conforto superior de condução em estrada. Uma configuração do ESP adaptado permite melhorar a dinâmica de condução, resultando numa maior estabilidade de condução e segurança. Já as otimizações do ASR e do ABS resultam num melhor controlo da tração e numa diminuição da distância de travagem. A capacidade de carga do eixo dianteiro foi aumentada em 100 kg, para 1550 kg.

Adicionalmente, no G 500 está disponível como opção do novo sistema de amortecimento adaptativo com os modos Sport e Comfort. Este sistema permite uma performance mais dinâmica em estrada no modo Sport, sem reduzir a capacidade de desempenho de todo-o-terreno, reduzindo ao mesmo tempo o comportamento de adornamento em curva, típico de um SUV.

Já conhecida das versões AMG, a caixa de velocidades automática 7G-TRONIC PLUS nos modelos G 350 d e G 500 está agora equipada com um modo de transmissão manual. Este modo, que pode ser ativado facilmente pressionando o botão “M”, permite ao condutor beneficiar do elevado binário disponível e utilizar as patilhas de mudanças no volante, decidindo quando deve ser realizada uma passagem de caixa.

Aperfeiçoamento interior e exterior

Visualmente, os novos modelos G 350 d e G 500 são particularmente fáceis de identificar pelos respetivos para-choques redesenhados e pelas extensões dos guarda-lamas, agora equipadas de série, na cor da carroçaria. Agora o G 350 d também inclui de série jantes de liga leve de cinco raios, de 45,7 cm (18 pol.).

No interior, os modelos G 350 d e G 500 estão equipados com um painel de instrumentos atraente na forma de dois anéis, com ecrã multifunções de 11,4 cm e ponteiros e instrumentos redesenhados. O painel de instrumentos dos dois modelos AMG também foi redesenhado.

Novo modelo especial AMG EDITION 463: dinâmica visível

Com o novo modelo especial EDITION 463, a Mercedes-AMG confere um visual desportivo impressionante ao G 63 e G 65. O interior de elevada classe inclui um painel de instrumentos de duas tonalidades, bancos em pele designo de elevada qualidade de duas tonalidades, com bolsas laterais em pele de imitação de carbono e pespontos contrastantes, bancos e painéis centrais das portas com revestimento em fibra de carbono com textura em diamante, e puxadores das portas revestidos com pele nappa.

RELACIONADO: Mercedes-Benz Classe G amadurecido

No exterior, uma proteção inferior do chassis em aço inoxidável, autocolantes AMG sport nas laterais e frisos de proteção em alumínio preto, destacam a dinâmica e exclusividade do modelo especial. O modelo G 63 está equipado com pneus 295/40 R 21, montados em jantes de liga leve exclusivas de 5 raios duplos e 53.3 cm (21 pol.), com acabamento em preto mate e raios com acabamento de alto brilho. O modelo G 65 ostenta um visual de grande classe, com jantes de liga leve de iguais dimensões, de 5 raios duplos, com polimento cerâmico.

Início da produção do Mercedes-Benz G 500 4×42

Após revelar-se extremamente popular entre os potenciais clientes, o protótipo G 500 4×42 será produzido para comercialização. O pack tecnológico é constituído por uma cadeia cinemática com tração integral, incluindo eixos descentrados e o novo motor V8 biturbo de 4 litros, com uma potência de 310 kW (422 CV).

O G 500 4×42 estará disponível para encomenda nos concessionários Mercedes-Benz a partir de dezembro de 2015. Os restantes modelos Classe G já se encontram disponíveis para encomenda.

Fonte: Mercedes-Benz

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter