Dizemos nós que apanhamos trânsito…

Dizemos nós que apanhamos trânsito…

Acham que as filas de trânsito na Ponte 25 de Abril, IC19 ou VCI Arrábida-Freixo são um inferno? Pensem duas vezes. Na China, sempre que as férias terminam formam-se centenas de quilómetros de fila para entrar em Pequim…

Na China é costume fazer gazeta de 1 a 7 de Outubro para celebrar a fundação da República Popular da China (vigente à 66 anos), altura em que milhares de pessoas aproveitam para viajar. É um dos feriados mais importantes para os chineses.

O problema é o dia do regresso… São cerca de 750 milhões de pessoas que usufruem deste período de pausa, portanto é mais ou menos metade da população do país a querer regressar às suas cidades no mesmíssimo dia! Nas imagens pode ver milhares e milhares de pessoas presas no trânsito durante horas sem fim num impasse que temos a certeza que nenhum de nós quer viver – pelo menos em Portugal ainda existe aquele pára-arranca esperançoso que nos faz pensar “Será que é desta?”. Pareceu-nos mesmo que os pobres condutores fazem apenas uma média de 5 metros/hora.

A NÃO PERDER: O trânsito caótico na cidade de Adis Abeba

O martírio ocorreu na passada terça-feira, dia 6 de Outubro, e agravou-se com o facto de depois das 50 portagens existir uma restrição ao trânsito que culminou num estreitamento abrupto das vias. Da próxima vez que estiveres preso num engarrafamento, respira fundo e relembra estas imagens. Prometemos que vão ajudar.

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter