Notícias Condutores portugueses passam três dias por ano presos no trânsito

Condutores portugueses passam três dias por ano presos no trânsito

Lisboa ocupa o TOP 25 das cidades mais congestionadas do mundo. Conheçam o ranking de trânsito que ninguém quer liderar.

Segundo a TomTom (TOM2), líder mundial em tráfego – que publicou hoje o seu 4.º índice de tráfego global anual – em média, em todo o mundo, os condutores passam cerca de 8 dias úteis por ano presos no trânsito. Os lisboetas passam 74 horas no trânsito, cerca de 3 dias úteis.

O barómetro que apura o congestionamento das principais cidades de todo o mundo coloca Lisboa no 24.º lugar e o Porto no 44.º lugar, num ranking composto por 60 cidades. Em ambas as cidades os períodos mais congestionados são terça-feira de manhã e sexta-feira à tarde.

A NÃO PERDER: Da próxima vez que se queixarem do trânsito na vossa cidade, lembrem-se deste vídeo

Esta situação cria um novo conjunto de desafios para as autoridades locais que procuram soluções para o crescente problema do tráfego.

“O congestionamento do tráfego não é nada de novo e continua a ser um desafio global. As respostas tradicionais aos engarrafamentos, como construir novas estradas ou alargar as já existentes, já não são eficazes. A informação de tráfego em tempo real pode ajudar os condutores a encontrar o atalho mais rápido para a sua deslocação e ajuda os governos a tomar decisões mais informadas para melhorar o fluxo do tráfego nas cidades,” comenta Harold Goddijn, CEO da TomTom.

O Índice de Tráfego é a única avaliação global de congestionamento de trânsito, pois compara os tempos de viagem durante as horas sem engarrafamentos com os tempos do pico de tráfego de veículos de passageiros. O Índice considera as estradas locais e as autoestradas. O top 10 das cidades mais congestionadas avaliadas pelo nível geral de congestionamento é o seguinte:

1º- Moscovo 74%
2º- Istambul 62%
3º- Rio de Janeiro 55%
4º- Cidade do México54%
5º- São Paulo 46%
6º- Palermo 39%
7º- Varsóvia 39%
8º- Roma 37%
9º- Los Angeles 36%
10º- Dublin 35%

Fonte: TomTom

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter