Crónicas Portugal 4-0 Resto do Mundo

Portugal

Portugal 4-0 Resto do Mundo

Calma Portugal, não vale a pena envergonhar o resto do mundo. Depois da melhor estrada do mundo, parece que também temos o melhor Rali do Mundo.

Rally Portugal 2015
© Razão Automóvel

Portugal não vacila nas quatro rodas. Ou será quatro linhas? Pouco importa. Quatro remates à baliza, quatro golos de elevada nota artística. Não falo da Seleção Nacional, falo do país e dos 11 milhões de portugueses que todos os dias vão a jogo e fazem o resto do mundo invejar a melhor fatia do velho continente: a nossa.

Portugal é um território naturalmente dotado, e parece que nós estamos finalmente a dar-lhe o devido uso.

“Ainda não recuperámos a voz do Rali de Portugal e…  Ripa na Rapaqueca*! Golo de caravela… perdão trivela. Portugal recebe os barcos à vela da Volvo Ocean Race”

Há uns meses atrás ganhámos a melhor estrada do mundo. Agora parece que temos o melhor rali do mundo! Troços esculpidos a esquadro e compasso; um público que respondeu em massa, respeitando todas as indicações da organização;  um parque fechado pleno de atividades para toda a família; e um ambiente de cortar a respiração.

Rally de Portugal 2015-2-4 (39)

Os pilotos fizeram a sua parte, sem esconder o fascínio que sentiram pelo país ao competir a 200km/h sob o olhar atento (e entendedor!) do publico lusitano. Até me apetece cantar o Hino Nacional! Continuando…

Saímos do Norte em direção ao centro do país e novo golo! Temos a Mercedes-Benz a fazer um take-over a uma unidade hoteleira de prestigio para fazer um estágio ao seu staff mundial.  A sede da marca pode ser na Alemanha, mas o campo de treino é em Portugal.

Deixamos Cascais e vamos para Lisboa. Ainda não recuperámos a voz do Rali de Portugal e…  Ripa na Rapaqueca*! Golo de caravela… perdão trivela. Portugal recebe os barcos à vela da Volvo Ocean Race e deixa a organização de uma das mais prestigiadas regatas do mundo de queixo caído. Não tem automóveis diretamente envolvidos mas estamos orgulhosos na mesma. O fiscal de linha (eu…) considero golo — até dia 7 de junho vão estar por Lisboa, visitem!

Continuando a descida, chegamos ao Algarve. Por aqui perdeu-se o Rali de Portugal mas continua a haver motivos para sorrir. A Audi escolheu o Autódromo do Algarve para a apresentação do seu mais recente pináculo tecnológico: o novo Audi R8. Todo o estádio está de pé!

Mas nem tudo são rosas. Há partes do relvado deste campo com 92 212 km2 que precisa de manutenção urgente. Mas de resto, jogadores e estádio estão preparados para continuar a marcar golos ao resto do mundo. Só precisamos que a equipa técnica, localizada ali para os lados de São Bento, não atrapalhe as jogadas.

Se me esqueci de relatar algum golo, passem pelo nosso Facebook para validarmos a jogada. Esta pequena equipa de 10 elementos vai continuar por cá a tentar fazer diariamente o seu melhor. Vamos lá Portugal!

Rally de Portugal 2015-2-4 (38)

Imagens: André Vieira/Thom Van Esveld

*: A nossa singela homenagem ao incontornável jornalista e locutor desportivo, Jorge Perestrelo (1948-2005)